quarta-feira, novembro 13, 2024
25.3 C
Manaus
InícioGeralEsporteMinistério lamenta acidente que resultou na morte de atletas do remo

Ministério lamenta acidente que resultou na morte de atletas do remo

Publicado em

Publicidade

Pelo menos nove pessoas, incluindo sete jovens de 15 a 21 anos de idade, morreram em um grave acidente em um trecho da rodovia BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta contêiner que seguia no sentido Santa Catarina perdeu os freios e atingiu uma van, que se chocou contra um carro antes de ser arrastada pelo caminhão para fora da pista. Após atravessar a mureta de proteção, a carreta tombou sobre a van que ficou esmagada.

De acordo com a PRF, apenas um dos dez ocupantes da van – um adolescente de 17 anos – foi resgatado com vida. Ele sofreu ferimentos leves e foi levado, junto com o motorista da carreta, um homem de 30 anos, para o Hospital São José, em Joinville.

O motorista da carreta se feriu levemente, enquanto o condutor do carro atingido pela van não se machucou. Um dos mortos é Oguener Tissot, coordenador técnico do Projeto Remar Para o Futuro.

Vítimas do acidente

Segundo a prefeitura, além de Tissot, de 43 anos, morreram na van Samuel Benites Lopes (15); Henri Fontoura Guimarães (15); João Pedro Kerchiner (17); Helen Belony (20); Nicole da Cruz (15); Angel Souto Vidal (16); Vitor Fernandes Camargo (17) e o motorista Ricardo Leal da Cunha (52). O adolescente que sobreviveu chama-se João Milgarejo (17).

Com exceção do motorista, o grupo inteiro integrava uma equipe de remo e voltava de uma competição nacional, em São Paulo, onde os oito adolescentes ganharam sete medalhas, incluindo uma de ouro.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 21h40 de domingo (20). Como a van ficou prensada sob o contêiner, as equipes de resgate tiveram que aguardar a chegada de um guindaste.

O tráfego na BR-376 permaneceu interrompido até a manhã desta segunda-feira (21), causando congestionamentos que se estenderam por quilômetros nos dois sentidos.

Lula lamentou o ocorrido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para lamentar o acidente:

“Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas” afirmou.

Além do Presidente da República, o Ministério do Esporte também publicou uma nota oficial em suas redes sociais. Pouco antes, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se compadeceu às vítimas do acidente.

Nota do Ministério do Esporte

“O Ministério do Esporte recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido nesta segunda-feira (21) na BR-376, envolvendo atletas da equipe de remo de Pelotas, que resultou em várias vítimas fatais e feridos.

Em nome de toda a comunidade esportiva, expressamos nosso profundo pesar por essa tragédia que afeta a todos. Desejamos força e coragem para enfrentarem essas perdas irreparáveis e colocamos o Ministério do Esporte à disposição para auxiliar naquilo que for necessário.

Aos feridos, manifestamos nossa solidariedade e votos de plena recuperação.

Neste momento de luto, reafirmamos a importância de estarmos unidos como nação e comunidade, oferecendo apoio às vítimas e seus entes queridos.”

Nota do governador do RS

“Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.

Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.

Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso.

Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.”

Além do governo do estado, a Prefeitura de Pelotas (RS) decretou luto municipal de sete dias e informou que dará assistência aos familiares das vítimas.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:
Governo do Amazonas realiza mais de 800 cirurgias ortopédicas nos finais de semana
MPF solicita esclarecimentos sobre travessia entre Porto da Ceasa e Careiro da Várzea
Após acidente, Lula repousa no Alvorada e está em observação

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Comunidade isolada pela seca recebe mochilas purificadoras de água

Diante da pior seca registrada no Amazonas, moradores da comunidade Bela Vista do Jaraqui,...

PF prende suspeito de desmatar o equivalente a 450 campos de futebol

A Polícia Federal (PF) prendeu, na terça-feira (12), um homem suspeito de desmatar e...

Empresas no AM oferecem 800 vagas de trabalho temporário; Confira:

Aproximadamente 800 novas vagas de emprego estão sendo oferecidas em Manaus, Amazonas, para o...

Em recuperação, Rio Negro sobe 70cm em 7 dias

Entrando em processo de recuperação após uma seca que bateu recorde histórico, o Rio...

Mais como este

Comunidade isolada pela seca recebe mochilas purificadoras de água

Diante da pior seca registrada no Amazonas, moradores da comunidade Bela Vista do Jaraqui,...

PF prende suspeito de desmatar o equivalente a 450 campos de futebol

A Polícia Federal (PF) prendeu, na terça-feira (12), um homem suspeito de desmatar e...

Empresas no AM oferecem 800 vagas de trabalho temporário; Confira:

Aproximadamente 800 novas vagas de emprego estão sendo oferecidas em Manaus, Amazonas, para o...