sábado, março 2, 2024
24.3 C
Manaus
InícioGeralConferência da ONU sobre Água: Wilson Lima está em NY

Conferência da ONU sobre Água: Wilson Lima está em NY

Publicado em

Publicidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participa da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Água, que acontece a partir desta quarta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, e segue até a próxima sexta-feira (24) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na ocasião, o governador levará um balanço de ações de seu governo que valorizaram o potencial hídrico do Amazonas.

“Desde 2019, quando assumi a gestão do Estado, a gente tem buscado fazer ações e entregas que beneficiem diretamente as pessoas, como indígenas e ribeirinhos, que ajudam a preservar e usar de forma sustentável nosso potencial das florestas e dos rios. A gente tem levado água de qualidade a cidades e comunidades mais distantes e, por meio da nossa política de recursos hídricos, preservando nosso ecossistema de água. E isso é algo que o mundo deve saber”, resumiu o chefe de estado.

Conheça alguns dos programas do governo:

  • “Água Boa” e Salta-Z: levaram água potável ao interior do Amazonas, beneficiando mais de 130 mil pessoas em 50 municípios, com investimento de R$ 13,5 milhões, aproximadamente.
  • Parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, em estruturas monitoradas por ferramenta virtual que avaliam a sustentabilidade do serviço;
  • Plano Estadual de Recursos Hídricos: regulamentado após 10 anos da sua criação legal, definindo diretrizes, metas, programas e projetos para o uso sustentável da água;
  • Primeiro Plano de Bacias em 20 anos: documento que vai orientar a gestão da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, na capital do Amazonas.
  • Agenda Azul da Amazônia Legal: um plano construído de forma conjunta entre os estados da região, com objetivo de trabalhar a gestão integrada, participativa e compartilhada das águas na Amazônia;
  • Programa Monitor de Secas: um acompanhamento periódico da situação da seca no estado, para otimizar envio antecipado de alertas.

O governo também está atento ao fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas e investe mais de R$ 1 milhão em pesquisa e avaliação da qualidade da água, que deve monitorar 144 pontos do estado até 2025

Conferência da Água

Em todo o mundo existem pessoas que ainda vivem sem água potável e saneamento básico gerenciados de maneira segura, embora o acesso aos dois serviços tenha sido definido como um direito humano. Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que provêm água estão desaparecendo.

A Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) é o evento mais importante sobre o tema. Ela objetiva conscientizar os países sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O principal resultado da Conferência da ONU será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. A Agenda ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

Leia mais:
“Estou pronto pra guerra”, diz Rodrigo Guedes sobre CPI da Águas de Manaus
CPI da Águas de Manaus irá investigar cobranças irregulares, afirma vereador
“Tarifa de esgoto tem que caber no bolso da população”, diz Rodrigo Guedes

Últimas Notícias

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...

Concurso da Caixa: inscrições já começam; veja como participar

A Caixa Econômica Federal iniciou as inscrições para seu novo concurso, disponibilizando mais de...

Mais como este

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...