A deputada estadual Mayra Dias (Avante) sugeriu aos bois Garantido e Caprichoso, e ao Governo do Estado, que o cantor David Assayag faça shows durante os intervalos, ou em momentos determinados, no Bumbódromo, durante o Festival de Parintins de 2023.
“O David Assayag, sem dúvida, é um ícone do Festival de Parintins. Quero dar uma sugestão ao Governo do Estado, aos dois bois para que o David faça um show, seja no intervalo, ou em algum momento durante as três noites da festa para que as torcidas possam ouvir esse grande nome da Amazônia. Eu acredito que ele não pode ficar de fora do Festival”, assegurou.
A sugestão foi feita durante a participação do cantor na terça-feira (21) da cessão de tempo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). David Assayag apresentou o projeto do documentário “David – A Voz da Amazônia”.
O artista é um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins e pela primeira vez em mais de 30 anos de carreira não estará defendendo o item levantador de toadas na arena do Bumbódromo. Atualmente, ele é cantor do boi-bumbá Garantido.
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) é fã da voz da Amazônia, como é conhecido David Assayag. “Eu cresci ouvindo David e sempre me emocionei com sua voz e com as poesias que canta”, disse ela.
Documentário
O cantor foi expor a produção do documentário “David – A Voz da Amazônia”, que vai mostrar a carreira musical do artista e o resgate da história e evolução da toadas de boi-bumbá.
David relembrou sua trajetória e a contribuição para o desenvolvimento e projeção da festa popular. “Fico feliz por receber essa homenagem em vida, mas também por mostrar o trabalho de muitos outros artistas que contribuíram com o Festival, como Arlindo Jr, Paulinho Faria, Zezinho Corrêa, Sidney e Klinger Araújo, que infelizmente já partiram”, enfatizou David.
O cantor pontuou ainda que o material será algo inédito, pois não há registro de algo similar e pediu o apoio dos deputados para realizar o documentário que será um longa.
Lílian Daniel, um das produtoras de “David – A Voz da Amazônia”, explicou que, na produção, a história do Festival e dos bumbás também será registrada, pois a vida do homenageado se mistura com essas histórias.
“Daí a importância de fazermos esse documentário, que é registrar e deixar catalogada essas informações. O Amazonas precisa ter uma maneira de didática de ter esses dados registrados na história e precisamos agraciar o David com o documentário, que terá nomes como Chico da Silva e Sidney Rezende, além dos já citados pelo David e outros tantos que fizeram parte do nascimento e projeção do ritmo de boi-bumbá para o mundo. Não podemos perder a gênese da toada no Amazonas”, disse.
Leia mais:
Governador lança 56º Festival Parintins e destaca geração de emprego
Em Parintins, Wilson Lima assegura moradia para 4 mil famílias
Audiência pública irá debater sobre valores “astronômicos” de voos para Parintins