O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi indicado ao Oscar 2025 em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Além disso, Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz.
A indicação para Melhor Filme foi considerada uma surpresa, e é a primeira vez que um filme brasileiro concorre na categoria.
Fernanda Torres é favorita
Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no longa-metragem brasileiro, é considerada uma das favoritas para o prêmio de Melhor Atriz, juntamente com Demi Moore, que estrelou o filme estadunidense de terror A Substância.
Fernanda já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui, desbancando atrizes estadunidenses de renome como Angelina Jolie, Tilda Swinton, Nicole Kidman, Kate Winslet e Pamela Anderson.
Uma curiosidade é que o filme por qual Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, o longa Central do Brasil (1998), também foi dirigido por Walter Salles. 26 anos depois, o diretor e sua equipe emplacam mais indicações ao Oscar como favoritos.
Emília Perez é principal concorrente
O filme francês Emília Perez foi o único também indicado para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional ao mesmo tempo. O longa francês, inclusive, foi o campeão de indicações para o Oscar 2025, com 13 nomeações.
Emília Perez tem sofrido duras críticas por ser um filme ambientado no México, mas com um elenco majoritariamente estadunidense e/ou europeu. Além disso, a produção envolveu o uso de inteligência artificial para alteração das vozes e sotaques de atores durante performances musicais.
Indicações de Ainda Estou Aqui
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março. Confira a lista de indicados nas três categorias em que Ainda Estou Aqui compete na 97ª Cerimônia do Oscar:
Melhor Filme
- “Ainda estou aqui”
- “A substância”
- “Anora”
- “Conclave”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel boys”
- “O brutalista”
- “Um completo desconhecido”
- “Wicked”
Melhor Filme Internacional
- “Ainda estou aqui” (Brasil)
- “A Garota da Agulha” (Dinamarca)
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
- “Emilia Pérez” (França)
- “Flow” (Letônia)
Melhor Atriz
- Fernanda Torres (“Ainda estou aqui”)
- Cynthia Erivo (“Wicked”)
- Demi Moore (“A substância”)
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
- Mikey Madison (“Anora”)
Leia mais:
Governo federal inicia obra que levará internet para 13 municípios do AM
Fusão de Gol e Azul não deve aumentar preços, diz ministro
Pesquisadora amazonense é selecionada para projeto do Itaú Cultural
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook