O cacique Elias Prudêncio André Lima, da etnia Ticuna, solicitou apoio dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para a instalação de poço artesiano na Comunidade São Domingos, no município de São Paulo de Olivença.
O representante da comunidade informou aos deputados que os indígenas consomem a água do rio mas que na época da seca, a água fica barrenta e causa doenças, principalmente nas crianças.
Por isso, o cacique pediu apoio dos parlamentares para intermediar solicitação junto ao Poder Executivo Estadual para a instalação de um poço artesiano no local. “Na época da seca a água fica escassa”, explicou o cacique Elias, relatando que precisam retirar a água de pequenas poças no leito do rio seco.
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) mostrou fotografias tiradas no local, mostrando a falta de qualidade da água. “Como dar essa água para seu filho? Sabendo que vai causar diarreia e outras doenças”, disse o deputado.
Um plano de ação por parte do Governo do Estado foi solicitado pelo deputado, por meio do Programa Água Boa. O programa financia a instalação de sistemas alternativos e coletivos simplificados de coleta e tratamento de água em comunidades rurais e ribeirinhas.
“Esse tema não é uma discussão oposição x governo, e sim um pedido de uma comunidade do interior que está sofrendo pela falta de água potável”, disse o parlamentar.