Nas amostras de bijuterias coletadas foi identificada a presença de cádmio e chumbo, que podem provocar alergia em contato com a pele
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou ensaios laboratoriais que constataram a presença de metais nocivos à saúde em bijuterias vendidas em Manaus. Durante o período de 19 a 22 de junho, as equipes de fiscalização do Ipem-AM coletaram 18 amostras de bijuterias em 15 lojas da região. Nove produtos foram reprovados por não estarem de acordo com as normas estabelecidas, apresentando teor de chumbo e cádmio acima dos limites permitidos.
Essa ação de fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância em Mercado (PNVM), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e ocorreu simultaneamente em 15 estados brasileiros.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destacou que a Portaria nº 123/21 do Inmetro proíbe a comercialização de bijuterias com concentrações de cádmio e chumbo acima do permitido no mercado nacional. Ele ressaltou a importância de conscientizar sobre os riscos que algumas peças podem representar para a saúde ao entrar em contato com a pele. A presença desses metais nocivos pode causar intoxicação e alergias.
De acordo com a Portaria nº 123/21 do Inmetro, as bijuterias não podem apresentar concentrações de cádmio iguais ou superiores a 0,01% em peso, e de chumbo iguais ou superiores a 0,03% em peso.
As lojas que vendiam os produtos reprovados nos ensaios serão notificadas e terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, conforme informou Renato Marinho.
PNVM
O Plano Nacional de Vigilância em Mercado (PNVM) iniciou-se em abril e a cada semana um produto é alvo de fiscalização. Nesta etapa, o foco foi nas bijuterias. Nas semanas anteriores, foram verificadas questões relacionadas a balanças, kit de GNV, capacetes, postos de combustíveis, componentes cerâmicos, máquinas de lavar roupas e refrigeradores, blocos cerâmicos, cronotacógrafos, brinquedos, taxímetros e fios, cabos e cordões flexíveis elétricos.
Ouvidoria
Caso os consumidores desconfiem de possíveis irregularidades, é importante entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM. O atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/. Além disso, o órgão também possui presença nas redes sociais: Instagram – @ipem.amoficial, Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial
Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM)*
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook