O ex-deputado federal Bosco Saraiva foi nomeado, nesta terça-feira (25), para o cargo de superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A nomeação foi publicada na Portaria Nº 2.333 no Diário Oficial da União (DOU), e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A Suframa estava há mais de 100 dias sem chefia oficial, sendo comandada pelo superintendente interino Marcelo Souza Pereira, após a exoneração do general Algacir Antônio Polsin no fim do governo Bolsonaro. A Suframa afirmou que em breve informará os detalhes sobre a posse e o início do trabalho do novo superintendente.
Bosco Saraiva é ex-deputado federal pelo Amazonas, e disputou ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022. O convite para assumir a Suframa foi feito pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
A Suframa é a principal instituição ligada à Zona Franca de Manaus, modelo econômico que concede incentivos fiscais a empresas que se instalam no Amazonas. A autarquia administra e controla esse incentivos às indústrias que formam o Polo Industrial de Manaus (PIM).