O administrador da agência espacial americana (Nasa), Bill Nelson, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir a cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos. O intuito do encontro foi ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação.
A visita de Nelson ao Brasil inclui também encontros com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer. O Brasil espera que a parceria leve em conta as potencialidades da indústria espacial brasileira.
O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.
Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.
A cooperação entre os países também se destaca no Programa Artemis, que pretende levar astronautas à Lua no próximo ano, além do acordo de utilização da Base de Alcântara, no Maranhão. A reunião durou cerca de uma hora e meia, e Lula foi presenteado com uma foto da última missão da Nasa à Lua.
Leia mais:
Desmatamento no AM cai 55%; Mato Grosso é o estado que mais desmata
Novo plano para enfrentar o desmatamento na Amazônia tem metas ambiciosas
Projeto que leva água potável para comunidades ribeirinhas entra na segunda fase
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook