segunda-feira, setembro 9, 2024
28.3 C
Manaus
InícioAmazôniaDesmatamento no AM cai 55%; Mato Grosso é estado que mais desmata

Desmatamento no AM cai 55%; Mato Grosso é estado que mais desmata

Publicado em

Publicidade

Dados do Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), mostram que o Amazonas teve uma redução de 55% dos alertas de desmatamento no primeiro semestre de 2023. Durante janeiro e junho, foram 553,41km² de alertas, contra 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022. Entre os estados da Amazônia Legal, o AM fica atrás do Mato Grosso e Pará no ranking de desmatamento.

Fonte: Inpe

A queda de desmatamento na Amazônia foi de 33,6% no mesmo período em relação ao ano anterior. Segundo os dados, no mês de junho, a queda chegou a 41% na comparação com o mesmo mês de 2022.

“A redução do desmatamento na Amazônia se deve a um conjunto de ações de comando de controle que vão desde o aumento da fiscalização e dos embargos pelo Ibama a uma ação coordenada junto com os Estados e a um processo de dissuasão que vem sendo feito, mostrando que não haverá conivência com a criminalidade”, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em coletiva no dia 6.

Combate ao desmatamento

O governador do Amazonas, Wilson Lima, associa a queda dos alertas de desmatamento ao aumento da presença de agentes no combate a crimes ambientais, principalmente no sul do Amazonas.

“Nós estamos realizando uma ação integrada na região sul do Amazonas, principalmente neste período do ano. Vale lembrar que a operação Tamoiotatá é permanente, mas reforçamos o efetivo nessa época em que aumentam as queimadas e o desmatamento”, disse Lima.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, afirmou que a redução é fruto de um trabalho integrado entre as instituições.

“Esse balanço positivo é fruto de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal, tanto para coibir a ilegalidade como para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável no Amazonas”, afirmou.

No início do mês de julho foi iniciada a primeira fase da Operação Aceiro 2023 com o envio de tropa de Bombeiros Militares do Amazonas, que irão combater os focos de incêndios florestais no sul do estado. Ao todo, serão 74 bombeiros militares e 10 viaturas, divididos em equipes de combatentes com destino aos municípios de:

  • Humaitá;
  • Apuí;
  • Boca do Acre;
  • Lábrea; e
  • Manicoré.

As cidades fazem parte do chamado Arco do Fogo, onde há maior registro de focos de calor durante o verão amazônico. De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, a maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do governo federal.

Amazônia

Conforme o levantamento, os estados de Mato Grosso e Pará foram os que mais desmataram nos meses de janeiro e junho, com concentração de 34% e 28%, respectivamente, da área sob alertas de desmatamento na Amazônia, seguido pelo Amazonas (21%) e por Rondônia (9,5%).

O relatório informa que 20 municípios amazônicos concentraram metade do desmatamento verificado pelo Deter no semestre:

  • 7 em Mato Grosso;
  • 6 no Pará;
  • 6 no Amazonas; e
  • 1 em Rondônia.
Fonte: Inpe

O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia. O Ministério do Meio Ambiente explica que o objetivo do sistema é detectar o desmate enquanto ele ocorre para orientar a fiscalização do Ibama e do ICMBio. Para acessar os dados completos, clique aqui. 

Leia mais:
David Almeida veta construção de posto de gasolina em área florestal
Projeto que leva água potável para comunidades ribeirinhas entra na segunda fase

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda (9)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 458 vagas de emprego...

Amazonas registra 174 prisões por prática de crimes ambientais

O Governo do Amazonas, intensificou, nas últimas 72 horas, as ações da Operação Tamoiotatá...

Bolsonaro chama Alexandre de Moraes de ditador em ato de 7 de setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o...

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Mais como este

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda (9)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 458 vagas de emprego...

Amazonas registra 174 prisões por prática de crimes ambientais

O Governo do Amazonas, intensificou, nas últimas 72 horas, as ações da Operação Tamoiotatá...

Bolsonaro chama Alexandre de Moraes de ditador em ato de 7 de setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o...