O Banco Central do Brasil lançou oficialmente a modalidade “PIX Automático” na 19ª reunião plenária do Fórum PIX, ocorrida dia 19 de junho. Trata-se de uma nova modalidade de pagamento prevista para ser lançada em abril de 2024, de acordo com o calendário divulgado pelo Banco Central.
Com o PIX automático, qualquer pessoa poderá pagar despesas recorrentes de modo instantâneo, nos moldes do débito automático. A diferença é que, nesta última modalidade, é preciso que haja um convênio entre a empresa que aceite o débito automático e o banco do qual o pagador é cliente, o que torna este tipo de pagamento mais complexo e restrito.
Muitas vezes, empresas menores não conseguem aderir ao débito automático em razão dos custos elevados e da burocracia para a realização do convênio. Com o PIX automático, empresas de qualquer porte e de todos os segmentos poderão receber seus pagamentos de modo recorrente.
Como destacou o coordenador do Fórum PIX, Carlos Eduardo Brandt, em comunicado divulgado pelo Banco Central, “viabilizar pagamentos recorrentes no PIX é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento para empresas de todos os tipos e portes, como usuários recebedores, e para as pessoas em geral, como usuários pagadores, oferecendo comodidade para ambos os lados”.
Quem pode utilizar o PIX automático
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha conta bancária em uma instituição participante do PIX poderá fazer uso da modalidade, que é utilizada por meio do aplicativo do banco.
O cliente que precise realizar pagamentos periodicamente de contas de consumo, tais como água e energia elétrica, bem como serviços de ensino, despesas condominiais, academias, serviços de streaming, dentre outros, poderá se valer da modalidade “PIX automático”.
Como funcionará
– Assim como as pessoas podem programar o débito automático nos aplicativos de bancos, o cliente irá manifestar a intenção de realizar o pagamento recorrente por meio do PIX automático e informará seus dados bancários;
– Em seguida, receberá uma notificação no aplicativo do seu banco para confirmar a transação;
– Após a autorização, os pagamentos serão efetuados de modo automático, mês a mês.
Será possível, ainda, confirmar a autorização para o PIX automático por meio da leitura de QR Code, pela função “copia e cola” do PIX e iniciadores de pagamento Open Finance, que redirecionam o usuário para um ambiente de confirmação de débito.
Vantagens
O serviço será gratuito, assim como o PIX tradicional, e vai permitir ao cliente que defina um limite máximo de valor para a parcela a ser debitada, podendo, ainda, ser cancelado a qualquer momento.
Com o valor do débito disponível em conta bancária na data do vencimento programada, o pagamento será feito automaticamente. Além disso, a transação é identificada em poucos segundos, ou seja, o pagamento será confirmado com maior instantaneidade.
Calendário do PIX automático
O Banco Central do Brasil divulgou as etapas do PIX automático para os próximos meses. A previsão de seu lançamento é abril de 2024, sendo que o seu regulamento será publicado ainda no mês de setembro deste ano.
Confira:
Leia mais:
Quem pediu PIX para Bolsonaro? Aliados lançam ‘vaquinha’