A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nos seis Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci) durante os onze primeiros meses de 2023.
Sob a administração da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), essas unidades têm como objetivo fortalecer vínculos sociais e familiares em diversas áreas da capital amazonense. Durante esse período, aproximadamente 110 mil pessoas foram beneficiadas pelos diversos serviços oferecidos nos centros, incluindo atividades esportivas, culturais, educacionais e de embelezamento.
Pra que servem os CECFs?
Os CECFs foram estabelecidos para promover uma política de Proteção Social Básica, incentivando a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Além disso, esses centros oferecem serviços de fisioterapia e ações de empreendedorismo, buscando estimular a geração de renda por meio de oficinas.
A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecasis, ressaltou que o foco principal dessas ações é melhorar a qualidade de vida das pessoas nas comunidades atendidas. Ao fazer um balanço das atividades realizadas em 2023, ela destacou a significativa marca de 1,3 milhão de atendimentos proporcionados pelo Projeto Seas, Rede de Proteção, Projeto Mais Vida e seus parceiros.
Atividades dos CECFs
As atividades nos centros são realizadas por meio de uma gestão compartilhada e intersetorial com órgãos como a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Educação e Desporto, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
Rita Abecasis enfatizou a importância das campanhas realizadas ao longo do ano, abordando temas como a semana da mulher, combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, prevenção ao suicídio e Outubro Rosa.
Os atendimentos nos centros de janeiro a novembro de 2023 foram distribuídos da seguinte forma:
- CECF André Araújo, bairro Raiz, Zona Sul: 80.889 atendimentos.
- CECF Maria de Miranda Leão, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste: 66.395 atendimentos.
- CECF 31 de Março, bairro Japiim, Zona Sul: 106.775 atendimentos.
- CECF Professora Teonízia Lobo, bairro Amazonino Mendes, Zona Norte: 258.181 atendimentos.
- CECF Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, Zona Norte: 287.357 atendimentos.
- CECF Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, Zona Oeste: 191.764 atendimentos.
- Ceci Aparecida, Zona Sul: 284.599 atendimentos.
Leia mais:
Prefeitura e governo inauguram viaduto da Av. das Torres
Violência escolar na rede estadual caiu mais de 90% no último trimestre
Desmatamento na Amazônia em novembro foi o menor desde 2017
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook