O Festival do Peixe Ornamental em Barcelos é uma grande festa, que ocorre no município há 25 anos, como forma de divulgar a cultura e os produtos da região. Esse evento, que estava paralisado há 2 anos, devido à pandemia, aquece a economia local e atrai turistas em todas as edições. Em 2023, o Festival foi realizado entre 26 a 29 de janeiro.
Tradição do Festival do Peixe de Barcelos
O Festival do Peixe foi criado em 1994, por autoria do então prefeito de Barcelos, Valdeci Raposo e Silva. Ele exalta a tradição local e é patrimônio cultural imaterial do Amazonas.
A grande atração do festival fica por conta do duelo entre as associações folclóricas, Acará Disco e Cardinal, que envolve música tradicional, arte indígena e temas sobre Amazônia e biodiversidade. O “Cardinal” é representado pela cor azul e vermelho; já o “Acará Disco” pelo preto e amarelo.
O palco do espetáculo é o Piabódromo, local onde acontece as apresentações dos peixes. O local compõe um dos maiores centros culturais do Amazonas. Nas arquibancadas ficam os “cardumes”, que são os torcedores de cada associação.
Pelo Festival e atividades da pesca e peixe ornamental, o município de Barcelos é conhecido mundialmente como a “A Cidade do Peixe Ornamental” ou “Cidade Menina”, apelidada por Jorginho do Peixe.
Atividades e atrações
O evento reúne ainda criadores de peixes ornamentais, pesquisadores e turistas, em torno da atividade.
As associações trazem nomes de peixes que fazem parte da criação ornamental. O Cardinal é responsável por quase 80% do volume anual de exportações brasileiras. Já o Acará Disco é considerado favorito pelo mercado internacional.
Para as festividades recebe também artistas nacionais e locais.
Edições anteriores do Festival do Peixe
Neste ano, O Festival em Barcelos recebeu artistas como Joelma e Raça Negra, além dos cantores regionais. O grande campeão do 27º Festival do Peixe, foi o Acará Disco, com o tema “Akakor”, sobre a Dinastia de Iná.
Em 2020, a associação do Acará Disco foi a vencedora, com a temática “Nagô, Caminhos da Fé”. Eles exploraram a matriz religiosa dos Orixás africanos com os santos católicos.
Como chegar em Barcelos no Amazonas?
A forma mais típica para chegar em Barcelos, partindo de Manaus, é por meio dos barcos. A travessia dura, em média 32 horas.
Outra opção mais rápida são as lanchas, conhecidas no município como “a jato”. O tempo médio são 12 horas. A última opção é a viagem de avião. A viagem dura cerca de uma hora, mas as passagens são mais custosas, em relação às modalidades anteriores.
Leia mais:
Pesca no Amazonas recebe investimentos
Tucunaré é escolhido como símbolo da pesca esportiva em Manaus
Curso gratuito de guia de pesca esportiva vai capacitar piloteiros no AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook