Ele nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, sua foz é na Ilha de Marajó, no Pará, estamos falando do Rio Amazonas, que é considerado o maior rio, em volume, do mundo. Ele se estende por 6992 km e é o coração da bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica da América do Sul.
O Portal Gazeta da Amazônia separou 10 curiosidades e fatos interessantes sobre o Rio Amazonas. Confira!
10 Fatos Interessantes sobre o Rio Amazonas
1. Origem do seu nome
Antes de ser Rio Amazonas, ele foi nomeado pelos colonizadores europeus como Marãnón, somente sendo substituído por “Amazonas” no século XVI, em expedição de Francisco de Orellana. A expedição, atacada por nativos, foi defendida por guerreiras, que logo foi associado por Orellana às guerreiras amazônicas da mitologia grega, dando então, este nome ao Rio.
2. Possui diversas nomeações
Durante toda a sua extensão, o rio recebe os nomes de Vilcanota, Ucayali, Solimões, Apurímac, e seu nome primário, Marañon, no Peru.
Ele só é nomeado oficialmente de “Amazonas” após se encontrar com o Rio Negro, já em terras brasileiras. No Brasil, torna-se ainda Solimões, até o encontro com o rio Negro.
3. Diversidade de animais aquáticos
A bacia do Amazonas possui a maior diversidade de animais de água doce no mundo – são cerca de 2.500 espécies diferentes (dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)!
Dentre elas encontra-se o boto-cor-de-rosa, espécie de golfinho de água doce.
O peixe-dourado, espécie de bagre, também compõe essa lista. Este peixe pode crescer mais de 1,80m de comprimento! Não podemos esquecer do pirarucu, que pode atingir entre 2 a 3 metros de comprimento e faz parte da alimentação da Região Norte.
Compondo a fauna fluvial, pode-se encontrar tartarugas de rio, peixes-boi, enguias elétricas, etc.
4. Um homem já viajou o Rio Amazonas a nado!
Este fato ocorreu em 2007. O esloveno, Martín Strel, passou 66 dias nadando, num total de 5 mil quilômetros.
5. A única forma de locomoção é pelo transporte fluvial
Barcos, lanchas e canoas são o único meio de transporte para quem vive às margens do rio Amazona.
A falta de pontes se justifica pelo período de cheia dos rios, que pode triplicar a largura do rio, em algumas localizações. Existem também poucas estradas que chegam até o rio.
6. É possível surfar no rio Amazonas!
Cerca de duas vezes por ano, ocorrem mudanças nas marés no Oceano Atlântico. O Rio Amazonas recua e gera ondas de 3 a 6 metros de altura por cerca de 20 km rio.
A isso chamamos de Pororoca, e pode ser percebido nos meses de janeiro a maio, no período de lua cheia ou lua nova.
7. Atravessa quatro países
O Rio passa pelo Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, com o Brasil detendo de longe a maior parte. As chuvas na Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela também abastecem o rio Amazonas com grande parte de sua água doce.
8. Responsável por 20% da água doce dos oceanos
Ele é responsável por despejar cerca de 105 bilhões de litros de água doce no Oceano Atlântico a cada minuto.
9. O Encontro das Águas
O Encontro das Águas é a junção do Rio Solimões (antes de se tornar Amazonas), com o Rio Negro. As águas, de coloração distinta, não se misturam por seis quilômetros.
10. Se o território da bacia fosse um país, ele seria o sétimo maior do mundo!
A bacia do Amazonas abrange uma área de 7 milhões de km² e conta ainda com, aproximadamente 1100 afluentes, como o rio Madeira (1450 km), o rio Negro (2250 km) e o rio Japurá (2100 km).
A Importância do Rio Amazonas
O Rio Amazonas abriga milhares de animais, sendo sustentação para a floresta amazônica e também fonte de renda às comunidades locais.
Ele se revela como um destino singular para desvendar a riqueza de ecossistemas aquáticos e o que o permeia.
Leia mais:
Fundo Amazônia libera R$318 milhões para combate ao desmatamento
Ministro quer usar dinheiro do Fundo Amazônia para reasfaltar BR-319
Reino Unido anuncia investimento de R$ 500 milhões no Fundo Amazônia
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook