terça-feira, janeiro 14, 2025
28.3 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteDesmatamento ilegal teve redução de 77% no AM em 2022

Desmatamento ilegal teve redução de 77% no AM em 2022

Publicado em

Publicidade

O Amazonas apresentou uma significativa redução de 77% no desmatamento ilegal de madeira no período de agosto de 2021 a julho de 2022, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex), divulgados pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

No último ciclo de análise (2020-2021), 12.879 hectares de floresta foram extraídos ilegalmente, representando 86% do total de desmatamento no período. A recente diminuição para 4.303 hectares de exploração não autorizada reflete um aumento de 91% na exploração madeireira legal no novo ciclo. Dentre os fatores contribuintes para esse incremento, destaca-se a revisão da resolução estadual que regula a atividade florestal no Amazonas.

Planos de Manejo Florestal Sustentável

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemaam) desempenhou um papel crucial ao atualizar, em 2022, os critérios para a elaboração dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PFMS) de menor e maior impacto de exploração nas florestas nativas do Amazonas. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, expressou sua satisfação com os resultados, considerando-os uma vitória para a sustentabilidade e para a redução da exploração desenfreada no estado.

“Temos uma reversão dos dados para o positivo relacionada diretamente às ações tomadas pelo Sistema de Meio Ambiente do Estado. O Cemaam teve papel muito importante nesse direcionamento, pois os novos critérios criados em 2022 permitem que os planos de manejo priorizem a divisão de exploração em menores unidades de área, evitando a destinação dos espaços já explorados para outras finalidades que não estão contempladas no manejo”, explicou Taveira.

O que são Planos de Manejo?

Os Planos de Manejo são sistemas que visam utilizar a madeira florestal respeitando o ciclo da natureza local, maximizando a produção florestal e minimizando os danos à floresta explorada. Esses planos garantem a retirada da madeira respeitando o tempo de regeneração da fauna, promovendo uma economia sustentável.

O Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex) desempenha um papel crucial nesse processo. Desenvolvida pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a ferramenta utiliza imagens de satélite para avaliar Planos de Manejo Florestais e mapear áreas submetidas à exploração madeireira na região.

A Rede Simex, composta por Imazon, Idesam, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto Centro de Vida (ICV), contribui para fortalecer esse monitoramento.

Como os PFMS ajudaram a reduzir o desmatamento?

Os dados utilizados para avaliar a legalidade das explorações de madeira no estado foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), pela plataforma do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom). Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência de licença para Plano de Manejo Florestal Sustentável que apresentasse validade em conformidade com o período de análise do trabalho, de agosto de 2021 a julho de 2022.

Leia mais:
Inflação deve fechar o ano em 4,49%, diz Banco Central
AM-010: rodovia que liga Manaus a Itacoatiara encontra-se 100% trafegável
Em Manaus, crescimento de árvores pode ser acompanhado por app

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Manaus é 8° lugar na lista de alugueis mais caros do Brasil

O preço médio dos alugueis residenciais no país subiu 13,5% em 2024, de acordo...

Procon encontra produtos impróprios em supermercado de Manaus

Uma ação do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) resultou na apreensão...

Mais de 43 mil transferências de alunos são realizadas na rede pública do AM

O período de transferências de estudantes das redes públicas de ensino do Amazonas registrou...

Fiscalização do PIX não afeta autônomos, explica Receita

O reforço na fiscalização do Pix não afetará a renda dos trabalhadores autônomos, esclareceu...

Mais como este

Manaus é 8° lugar na lista de alugueis mais caros do Brasil

O preço médio dos alugueis residenciais no país subiu 13,5% em 2024, de acordo...

Procon encontra produtos impróprios em supermercado de Manaus

Uma ação do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) resultou na apreensão...

Mais de 43 mil transferências de alunos são realizadas na rede pública do AM

O período de transferências de estudantes das redes públicas de ensino do Amazonas registrou...