Mais de 280 ações como objetivo de qualificar os produtores para atividades do meio rural foram realizadas
Com a proposta de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor primário amazonense, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), capacitou 11.381 mil agricultores amazonenses em 29 municípios do Amazonas com cursos focados aos segmentos da agricultura, pecuária sustentável, horta caseira, empreendedorismo rural, além de promover workshops das cadeias produtivas prioritárias.
Os cursos preparam produtores iniciantes e qualificam os agricultores que já trabalham no setor primário.
De acordo com a coordenadora do Departamento Pedagógico da Sepror, Rose Torres, os cursos têm uma grande relevância dentro do estado já que qualifica o trabalho dos produtores “os cursos ministrados nos municípios do estado têm um retorno muito positivo, os participantes mostram muito interesse em aprender e entendem conforme as palestras e cursos, a necessidade de sempre estar melhorando e aprendendo técnicas novas para melhorar sua produção”, avaliou
Em 2023, a Sepror promoveu 268 ações com cursos e palestras nos municípios de Alvarães, Anamã, Autazes, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã e Tefé.
Comparado a anos anteriores, houve um aumento de mais de 3 mil pessoas de 2022 para 2023 que participaram das ações de palestras e cursos coordenados pelo Depe.
As ações são voltadas tanto para estudantes como para produtores rurais que buscam melhorar e aprender técnicas voltadas ao setor primário e através dessas ações, os participantes conseguem aprender técnicas de cultivo, manejo e planejamento para controlar a produção agrícola. Além dessas técnicas, há palestras que compõem estratégias para empreender como; marketing digital e mídias sociais no meio rural, excelência no atendimento a clientes rurais, agronegócio e administração rural.
As capacitações têm um papel relevante na economia do estado já que, proporciona à diversas famílias da região metropolitana, fontes de renda e possibilita novas formas de empreendedorismo.
Os cursos contam com técnicos especializados que agregam nas oficinas levando teorias e práticas, conforme o curso solicitado através de um ofício enviado à secretaria
Leia mais:
Agricultores de Manacapuru recebem mais de R$ 1,5 milhão em fomento
Em Manaus, escolas da rede pública são abastecidas pela agricultura familiar
Feiras de Produtos Regionais geram emprego e renda no AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook