domingo, novembro 3, 2024
27.3 C
Manaus
InícioGeralManaus lidera em desastres naturais com alagamentos e deslizamentos

Manaus lidera em desastres naturais com alagamentos e deslizamentos

Publicado em

Publicidade

Manaus lidera o ranking de cidades com o maior número de desastres naturais registrados em 2023 – esses são dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com o levantamento, a capital ocupa a terceira posição na lista, com maior número de alertas para desastres.

Segundo o Cemaden, Manaus teve o registro de 23 desastres naturais ano passado. Quanto aos alertas para desastres naturais, a capital também ocupa as primeiras posições com 49 alertas.

Casos de desastres naturais em Manaus
Em março de 2023, oito pessoas morreram após um deslizamento na Comunidade Pingo D’Água, na Zona Leste. Ao todo, 20 casas foram atingidas pelo desastre. Neste mesmo mês, forte chuva causou alagamentos e deslizamentos na capital, incluindo a Comunidade da Sharp, que ficou totalmente alagada.
Comunidade pingo d´água (Foto: Divulgação)
A prefeitura precisou retirar 32 famílias de suas residências e abrigar em uma escola municipal. Na época, o Prefeito David Almeida (Avante), afirmou que a quantidade de chuva não era esperada. “Essas chuvas que estão caindo agora, nós estávamos esperando para abril. Choveu mais hoje na zona leste do que choveu no dia 12”, disse.
O caso mais recente, ocorreu nas festas natalinas de 2023, com registros de alagamento pela capital, após intensas chuvas. Foram registrados alagados na zona sul e desabamentos na zona leste da cidade. Na época, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas na capital e em todos os municípios do Amazonas.

Dentre os registros, decorrentes das chuvas de final de ano, um flutuante de madeira foi arrastado pela correnteza, no bairro de Educandos, zona sul de Manaus.

Como evitar

Especialistas defendem que, para evitar desastres naturais, medidas preventivas comoa não construção de casas em locais de riscos são essenciais. Para isso, faz-se necessário a criação de programas habitacionais permanentes, como o PROSAMIM.

De acordo com o engenheiro ambiental Amazonino Castro, professor do curso de Engenharia Ambiental do IEAA/Ufam, as medidas preventivas são necessárias.

“Para evitar esses tipos de catástrofes, é necessário adotar medidas preventivas, como a realização de estudos geotécnicos para identificar áreas de risco, implementação de sistemas de drenagem e a manutenção de encostas instáveis. Além disso, é essencial a conscientização da população sobre os riscos associados à ocupação de áreas de risco e a importância da adoção de medidas preventivas”, afirmou.

Confira ranking com maior número de desastres naturais 2023

  • Manaus (AM) – 23
  • São Paulo (SP) – 22
  • Petrópolis (RJ) – 18
  • Brusque (SC) – 14
  • Barra Mansa (RJ) – 14
  • Salvador (BA) – 11
  • Curitiba (PR) – 10
  • Itaquaquecetuba (SP) – 10
  • Ubatuba (SP) – 9
  • Xanxerê (SC) – 9
Segundo o Cemaden, em 2023 o Brasil registrou recorde de ocorrências de desastres hidrológicos e geohidrológicos, totalizando 1.161 eventos, uma média de 3 por dia.

Últimas Notícias

Quase 100 mil alunos realizarão o ENEM no AM

O primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Mais de 500 idosos participam da “Arena Rosa e Azul”

Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa...

STF na Escola impacta mais de 270 alunos em Manaus

Mais de 270 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro...

18ª Edição do Festival Bar em Bar, conheça estabelecimentos participantes

O Festival Bar em Bar está oficialmente lançado. Agora, os amantes da boa comida...

Mais como este

Quase 100 mil alunos realizarão o ENEM no AM

O primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Mais de 500 idosos participam da “Arena Rosa e Azul”

Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa...

STF na Escola impacta mais de 270 alunos em Manaus

Mais de 270 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro...