Manaus lidera o ranking de cidades com o maior número de desastres naturais registrados em 2023 – esses são dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com o levantamento, a capital ocupa a terceira posição na lista, com maior número de alertas para desastres.
Segundo o Cemaden, Manaus teve o registro de 23 desastres naturais ano passado. Quanto aos alertas para desastres naturais, a capital também ocupa as primeiras posições com 49 alertas.
Dentre os registros, decorrentes das chuvas de final de ano, um flutuante de madeira foi arrastado pela correnteza, no bairro de Educandos, zona sul de Manaus.
Especialistas defendem que, para evitar desastres naturais, medidas preventivas comoa não construção de casas em locais de riscos são essenciais. Para isso, faz-se necessário a criação de programas habitacionais permanentes, como o PROSAMIM.
De acordo com o engenheiro ambiental Amazonino Castro, professor do curso de Engenharia Ambiental do IEAA/Ufam, as medidas preventivas são necessárias.
“Para evitar esses tipos de catástrofes, é necessário adotar medidas preventivas, como a realização de estudos geotécnicos para identificar áreas de risco, implementação de sistemas de drenagem e a manutenção de encostas instáveis. Além disso, é essencial a conscientização da população sobre os riscos associados à ocupação de áreas de risco e a importância da adoção de medidas preventivas”, afirmou.
Confira ranking com maior número de desastres naturais 2023
- Manaus (AM) – 23
- São Paulo (SP) – 22
- Petrópolis (RJ) – 18
- Brusque (SC) – 14
- Barra Mansa (RJ) – 14
- Salvador (BA) – 11
- Curitiba (PR) – 10
- Itaquaquecetuba (SP) – 10
- Ubatuba (SP) – 9
- Xanxerê (SC) – 9
Leia mais:
Lixões a céu aberto ainda ameaçam maioria dos municípios do Amazonas
Pesquisador alerta que novo aterro sanitário ameaça saúde do Tarumã-Açu
Prefeitura de Manaus tem 45 dias para iniciar mudança de aterro sanitário
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook