domingo, novembro 3, 2024
27.3 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteEcobarreira furtada de igarapé no Petrópolis é encontrada em ferro-velho

Ecobarreira furtada de igarapé no Petrópolis é encontrada em ferro-velho

Publicado em

Publicidade

Ao longo desta terça-feira (16), um caso de furto viralizou na cidade de Manaus. Parte de uma ecobarreira que coletava lixo e outros detritos como parte do plano de recuperação do igarapé São Francisco, no Petrópolis zona Sul do município foi danificada e roubada.

O crime foi divulgado pelo próprio prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), por meio de suas redes sociais. Após horas de investigação, o material foi encontrado em um ferro-velho do bairro Morro da Liberdade — também na zona Sul.

Furto da ecobarreira

De acordo com o prefeito, o crime teria acontecido ainda na madrugada de terça. Quando o sumiço da ecobarreira foi notificado, uma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) foi enviada ao local e constatou que o material que sobrou possuía marcas de pé de cabra.

“Nós não vamos ficar parados. A nossa equipe da Secretaria de Segurança Pública Municipal, nossa Inteligência da Secretaria já está visitando os locais e solicitando as câmeras de vigilância”, disse o prefeito em entrevista.

Material foi encontrado em ferro-velho

De acordo com a Semseg, o pedaço furtado da ecobarreira foi encontrado horas depois do crime, em um ferro-velho do Morro da Liberdade. O bairro fica próximo ao Petrópolis, onde o furto ocorreu. A determinação inicial recebida pelos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi buscar material semelhante ao da ecobarreira em sucatas e ferros-velhos da área.

“Essa foi a determinação que passamos para nossas equipes, que procurassem próximo ao local onde a estrutura foi furtada e não deu outra. Encontramos nesse ferro-velho e, segundo o proprietário, um rapaz deixou o equipamento no local às 5h, tentando vender, como não vendeu, ele foi embora, porque não conseguiu carregar. O responsável vai ser encaminhado à autoridade policial, que vai tomar as medidas cabíveis”, explicou o secretário da Semseg, Alberto de Siqueira.

Reinstalação da ecobarreira

A ecobarreira da Prefeitura é parte do programa de recuperação do igarapé São Francisco, que corta a zona Sul da cidade e passa pelos bairros da Betânia, Raiz, Petrópolis e Aleixo. A barreira de metal é responsável por coletar e limitar a passagem de plástico, vidro, borracha, metal e outros materiais não orgânicos, além de conter o vazamento de óleo e outras substâncias.

Por isso, a Semulsp afirmou ter pressa para reinstalar a ecobarreira e garantir que o furto não traga prejuízos a longo prazo para a recuperação do igarapé:

“Eu espero que até quinta ou sexta-feira a gente instale a nova estrutura, mas a gente vai ter que trabalhar muito rápido, porque aqui merece uma resposta igual a de quando danificaram a bola das Letras, que, com 24 horas, nós colocamos para funcionar novamente, e é isso que nós faremos”, disse o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A nova ecobarreira atenderá às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia mais:
Amazonas realiza 6 transplantes renais de doador falecido em 15 dias
Parque Gigantes da Floresta registrou 43 mil visitas no sábado
Servidores do INSS entram em greve; entenda as reivindicações

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Mais de 500 idosos participam da “Arena Rosa e Azul”

Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa...

STF na Escola impacta mais de 270 alunos em Manaus

Mais de 270 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro...

18ª Edição do Festival Bar em Bar, conheça estabelecimentos participantes

O Festival Bar em Bar está oficialmente lançado. Agora, os amantes da boa comida...

Mesários das Eleições 2024 podem emitir declaração de dias trabalhados no 2º turno

Mesários e mesárias que atuaram no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, realizado...

Mais como este

Mais de 500 idosos participam da “Arena Rosa e Azul”

Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa...

STF na Escola impacta mais de 270 alunos em Manaus

Mais de 270 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro...

18ª Edição do Festival Bar em Bar, conheça estabelecimentos participantes

O Festival Bar em Bar está oficialmente lançado. Agora, os amantes da boa comida...