Mais de oito mil alunos iniciaram o ano letivo no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) nesta segunda-feira (06), em Manaus. Cinco escolas da capital e sete núcleos descentralizados vão ofertar 60 mil vagas gratuitas em cursos técnicos, especializações técnicas e qualificação profissional.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que uma nova sede do Cetam, voltada à gastronomia, na área central de Manaus, será inaugurada ainda neste semestre.
“Temos nessa primeira oferta 104 cursos no interior, de qualificação, e 23 cursos técnicos e isso em todos os 61 municípios. Dependendo da demanda do município, nós colocamos o curso pertinente àquela área”, explicou a diretora-presidente do Cetam, Hellen Matute.
Entre os cursos que começam nesta segunda-feira estão:
- enfermagem e multimídia;
- depilação, design de sobrancelhas, informática básica e avançada.
Balanço
No Alto Solimões, no município de Benjamin Constant, a nova unidade do Cetam atende, anualmente, cerca de 1,2 mil alunos da região. O Centro Cultural Anibal Beça, que foi revitalizado, passou a ser sede da primeira unidade do Cetam da zona leste da capital, com a estrutura completamente renovada e capacidade de atendimento de 5,4 mil alunos todos os anos.
O governador também renovou o parque de informática do Cetam, dando prioridade aos municípios do interior, democratizando ainda mais o ensino técnico em todo o Amazonas. Já são 44 municípios com serviço de internet regular e, a previsão, é de que a cobertura chegue a 100% nos próximos meses.
De 2019 a 2022, mais de 611 mil vagas foram ofertadas pelo Governo do Amazonas em cursos técnicos, especializações técnicas e qualificação profissional por meio do Cetam.