O município de Manicoré, distante 332 quilômetros de Manaus, será o próximo a receber iluminação pública modernizada pelo programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A iniciativa substitui as antigas lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por luminárias de LED, mais eficientes e duráveis.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, durante visita ao galpão de armazenamento dos equipamentos, acompanhado pelo prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, e pelo presidente da Câmara Municipal, Yuri Reis.
Início das obras e benefícios para a população
Os serviços estão previstos para começar na próxima quinta-feira (7), na sede do município, e vão contemplar 2.724 pontos de LED. A previsão é que a instalação seja concluída até 4 de setembro.
Segundo Marcellus Campêlo, a nova tecnologia oferece mais economia no consumo de energia, maior durabilidade e iluminação mais eficiente. “A população de Manicoré vai ganhar com mais segurança pública, valorização dos espaços urbanos e melhor qualidade de vida”, afirmou.
O prefeito Lúcio Flávio destacou que a nova iluminação atende a um antigo desejo da população. “Vai possibilitar aos moradores sair à noite com mais tranquilidade e aos alunos do turno noturno irem para a escola com mais segurança”, disse. Ele lembrou ainda que o distrito de Santo Antônio do Matupi já havia recebido 1.025 pontos de LED em 2022.
Balanço do programa
O Ilumina+ Amazonas já contabiliza mais de 100 mil pontos de LED instalados em 57 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. A meta é alcançar todas as sedes municipais do interior, levando iluminação pública moderna e sustentável a mais de 1,7 milhão de amazonenses.
Leia mais:
Manaquiri e Careiro Castanho ganham novo sistema de iluminação pública
Novo Aripuanã terá modernização na iluminação pública com tecnologia LED
Luminárias de LED do Programa Ilumina+ Amazonas são produzidas na ZFM
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

