Embarcação ficará ancorada na comunidade Boca do Beruri e oferece consultas, exames e cirurgias entre os dias 8 e 11 de agosto
O Barco Hospital São João XXIII inicia nesta quinta-feira (7/8) sua 15ª expedição, com destino ao município de Beruri, localizado a 73 quilômetros de Manaus. A embarcação ficará ancorada na comunidade Boca do Beruri, realizando atendimentos médicos e odontológicos gratuitos entre os dias 8 e 11 de agosto.
A ação é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Acesso à saúde em áreas remotas
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Barco Hospital facilita o acesso à saúde para moradores de comunidades distantes das sedes municipais, onde os serviços de saúde são mais centralizados.
A embarcação possui estrutura hospitalar completa, com 14 leitos (sendo 10 de internação e 4 para recuperação pós-anestésica), salas de cirurgia, consultórios, farmácia, ultrassom, mamografia, raio-X, eletrocardiograma, triagem e sala de coleta.
Especialidades disponíveis na expedição
Durante a estadia em Beruri, o barco ofertará atendimentos em nove especialidades médicas e odontologia, além de vacinação, exames laboratoriais e entrega de medicamentos. As especialidades incluem:
-
Oftalmologia
-
Cirurgia geral
-
Anestesiologia
-
Pediatria
-
Clínica geral
-
Radiologia
-
Ginecologia
-
Dermatologia
-
Odontologia
Atendimento humanizado e de qualidade
De acordo com a gerente de enfermagem e responsável técnica, Lenina Jordana Bastos de Macedo, o Barco Hospital representa um avanço importante para o atendimento de saúde no Amazonas. “Ter o Barco Hospital navegando pelos rios do Amazonas é testemunhar, na prática, a reafirmação de que o SUS chega onde mais ninguém chega”, afirmou.
Mais de 87 mil atendimentos realizados
Desde a primeira expedição, em dezembro de 2024, o Barco Hospital já realizou mais de 87 mil atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos e partos cesáreos. A embarcação foi construída pela Fraternidade São Francisco com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições.
A estrutura também conta com laboratório de análises clínicas, mamografia digital e sala de vacinação.
Como ter acesso aos serviços
Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao local onde o barco estará ancorado, levando um documento com foto ou o cartão do SUS. Todos os serviços são gratuitos.
Leia mais:
Barco São João XXIII conclui expedição com mais de 6 mil atendimentos
Wilson Lima entrega Barco Hospital para reforçar saúde
Barco do INSS atenderá cidades do Amazonas: confira a agenda
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

