A Zona Franca de Manaus (ZFM) vai ganhar uma vitrine inédita em 2026. Lançada nesta segunda-feira (6/10), a ExpoPIM 4.0 promete ser uma das maiores feiras já realizadas na história do modelo econômico amazônico, com o objetivo de apresentar ao Brasil e ao mundo a força, inovação e sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O evento, marcado para março de 2026, é uma iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com o Instituto Somar Amazônia, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Com o tema “A nova indústria do Brasil”, a ExpoPIM 4.0 vai reunir empresas, investidores, instituições de ensino, centros de pesquisa, bancos e órgãos públicos em um grande encontro voltado ao fortalecimento da indústria instalada na Amazônia. A feira será também uma oportunidade estratégica para destacar o modelo ZFM como uma das melhores alternativas de investimento no país, especialmente diante das novas possibilidades abertas pela reforma tributária.
Representando o governador Wilson Lima, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou a importância da feira para posicionar a Zona Franca de Manaus no cenário internacional.
“A ExpoPIM 4.0 tem esse objetivo: mostrar o que somos. Não podemos ser tímidos — somos grandes e precisamos ser conhecidos. O modelo Zona Franca de Manaus é grandioso e, a partir de 2032, será o único a conceder incentivos. Isso compensa qualquer desvantagem locacional”, afirmou.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou que a ExpoPIM 4.0 será a mais abrangente já realizada nos 58 anos da autarquia, reunindo todos os elos da cadeia produtiva do PIM.
“Queremos que esta seja a maior e mais completa exposição do Polo Industrial de Manaus. Estarão presentes todas as empresas do Polo, além de portos, aeroportos, bancos, instituições de ensino e pesquisa, secretarias e órgãos governamentais”, explicou.
Saraiva adiantou ainda que a feira será amplamente divulgada no Brasil e no exterior nos próximos meses, com o objetivo de atrair novos investidores e fortalecer a imagem da Zona Franca de Manaus como um polo de inovação e tecnologia sustentável.
Leia mais:
Zona Franca de Manaus terá R$ 1,2 bi em novos investimentos e mais de 2 mil empregos
Explicando: ataques de Sérgio Moro à Zona Franca de Manaus
Wilson Lima anuncia R$ 12,9 milhões em investimentos para CT&I
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

