terça-feira, dezembro 9, 2025
25.3 C
Manaus
InícioGeralEducaçãoMPF exige melhorias na Educação Indígena em Japurá (AM)

MPF exige melhorias na Educação Indígena em Japurá (AM)

Publicado em

Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação formal e robusta ao município de Japurá, no Amazonas, exigindo providências imediatas para sanar o que foram classificadas como falhas graves na oferta de Educação Indígena e tradicional. O MPF aponta que a administração municipal tem descumprido diretrizes legais essenciais, especialmente no que tange à regularização dos vínculos empregatícios dos professores e à garantia de participação efetiva das comunidades tradicionais na execução da alimentação escolar.

As determinações do órgão federal visam assegurar direitos básicos aos educadores e garantir o respeito às especificidades culturais na gestão escolar. O documento sublinha a urgência das ações, estabelecendo prazos curtos para a apresentação de respostas e comprovação do cumprimento das medidas.

Regularização de docentes

Um dos pontos centrais da recomendação diz respeito à situação precária dos profissionais de ensino. O MPF exige a imediata abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS). Este PSS deverá ser desenhado de forma a respeitar as especificidades culturais e territoriais das escolas situadas em áreas indígenas e ribeirinhas.

O objetivo principal desta seleção é formalizar o vínculo de trabalho dos docentes indígenas e ribeirinhos que, atualmente, trabalham sem garantias básicas. Muitos destes educadores estão desamparados, sem direito ao 13º salário, férias remuneradas, manutenção do piso salarial nacional e a uma estabilidade mínima que confira segurança e dignidade à profissão.

A responsabilidade pela elaboração do edital do PSS ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação de Japurá (Semed/Japurá), que recebeu o prazo de 30 dias para a apresentação do documento completo. O MPF ressalta que o processo seletivo não deve ser uma medida isolada: ele precisa ser construído com diálogo efetivo e transparente junto às comunidades tradicionais. Além disso, os contratos gerados pelo PSS deverão ter validade de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, oferecendo maior segurança aos profissionais.

Após a conclusão e homologação do PSS, a Prefeitura de Japurá deverá iniciar imediatamente a formulação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) específico e adequado para a Educação Indígena e ribeirinha.

 Alimentação escolar tradicional e transparência

O MPF emitiu uma recomendação urgente para Japurá (AM) devido a falhas na Educação Indígena
FOTO: Reprodução

No eixo da merenda escolar, o MPF identificou falhas graves na última chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Segundo a análise do órgão, o procedimento foi realizado sem a transparência necessária e, mais importante, sem a devida participação dos povos tradicionais na sua execução e fiscalização.

A recomendação orienta o município a realizar um novo procedimento de chamada pública. Desta vez, o processo deve ser articulado e fiscalizado com o apoio de instituições chave, como o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O MPF é enfático ao exigir que o novo procedimento garanta a inclusão de alimentos tradicionais e regionais no cardápio oferecido aos alunos. Esta medida é crucial para o respeito à cultura alimentar e para o incentivo à agricultura familiar e extrativista local.

*Com informações do MPF

Leia mais:
Crise na Saúde de Japurá motiva investigação do MPAM sobre falta de médicos e insumos
Saúde pública do Amazonas é destaque no horário nobre da CNN Brasil
Megaoperação no Rio tem policial morto, civis baleados e criminosos usando drones-bomba

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Mulher morre eletrocutada após queda de fio de alta tensão em Manacapuru

Uma mulher morreu eletrocutada após ser atingida por um cabo de alta tensão na...

Justiça suspende processo seletivo para Residência Médica no Amazonas

A suspensão do PSURM-AM (Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Amazonas) foi determinada...

Sob gestão de Cabo Linhares, transparência da Câmara de Parintins despenca no ranking nacional

Casa Legislativa perde Selo Diamante e apresenta falhas em diversos critérios de avaliação nacional Cabo...

Cruzeiro MS Volendam traz mais de 2 mil turistas a Manaus

O Porto de Manaus recebeu, na manhã deste domingo (07/12), o MS Volendam, segundo...

Mais como este

Mulher morre eletrocutada após queda de fio de alta tensão em Manacapuru

Uma mulher morreu eletrocutada após ser atingida por um cabo de alta tensão na...

Justiça suspende processo seletivo para Residência Médica no Amazonas

A suspensão do PSURM-AM (Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Amazonas) foi determinada...

Sob gestão de Cabo Linhares, transparência da Câmara de Parintins despenca no ranking nacional

Casa Legislativa perde Selo Diamante e apresenta falhas em diversos critérios de avaliação nacional Cabo...