A Prefeitura de Manaus imunizou 3.669 pessoas durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizado no sábado (29/11). A mobilização ocorreu em 19 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizaram a vacina influenza trivalente por oito horas seguidas, das 8h às 16h, para idosos, crianças, gestantes e grupos prioritários.
Do total de vacinados no dia da mobilização, 1.551 eram idosos, 677 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 58 gestantes. Desde o início da campanha, em 3/11, até domingo (30/11), a Semsa já aplicou 115.534 doses nas salas de vacina da rede municipal.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, destacou a grande participação da população.
“Mesmo com a chuva intensa à tarde e a realização de uma final do futebol no mesmo dia, tivemos um bom número de usuários que compareceram para se vacinar”, comemora.
Público-alvo e objetivo da estratégia
Segundo a diretora, a vacina influenza trivalente é indicada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos, além de outros 17 grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
“São pessoas que têm maior risco de desenvolver formas graves da gripe, podendo necessitar de hospitalização e até ir a óbito por conta do vírus da influenza”, pontua.
A campanha segue até 28 de fevereiro de 2026, com aplicação das doses em mais de 160 salas de vacina administradas pela Semsa, distribuídas entre a área urbana e rural. A lista de locais e horários está disponível em bit.ly/SalasVacina.
“Se você conhece alguém dos grupos prioritários, informe sobre a campanha, ou se você faz parte, compareça a uma das salas da Semsa para se vacinar e se proteger contra a gripe. A vacina salva vidas”, orienta Marinélia.

Estratégia no Norte e metas de cobertura
Desde 2023, a vacinação contra a influenza ocorre no segundo semestre nos municípios da região Norte, em razão do período chuvoso, que eleva os casos de síndromes gripais.
“Temos aqui a sazonalidade do período chuvoso, que causa um maior número de síndromes gripais. As cidades da região Norte realizam a campanha nesse momento por conta disso, justamente antes de começarem as chuvas mais intensas”, explica a diretora.
A meta é vacinar 90% das crianças, gestantes e idosos, totalizando 439.396 pessoas em Manaus. Outros grupos prioritários somam 306.249 pessoas. Entre os vacinados até o momento, 42.500 são idosos (18,69%), 5.896 gestantes (23,48%) e 28.900 crianças (15,48%).
Também fazem parte do público prioritário: puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, quilombolas, população em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, militares das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e servidores do Sistema de Privação de Liberdade.
Leia mais:
Amazonas vai receber 18.820 doses da vacina contra VSR para proteger bebês
Ministério da Saúde alerta: ‘Detox vacinal’ não funciona, traz riscos graves e pode configurar crime
Ministério da Saúde aciona Justiça contra médicos antivacina que lucram com desinformação
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

