Aneel confirma que o ano começará com a conta de luz sem cobrança extra na fatura de energia, graças à recuperação dos reservatórios.
O consumidor brasileiro terá um alívio importante no orçamento doméstico logo no início do ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (23), que a conta de luz referente ao mês de janeiro de 2026 não terá custos adicionais. A agência confirmou o acionamento da bandeira tarifária verde, o que significa tarifa base sem acréscimos para a população.
A decisão reflete uma melhora no cenário hídrico nacional. A agência reguladora pontuou que, embora o período chuvoso tenha começado com índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de modo geral, a manutenção do volume de chuvas. Isso permitiu a estabilização do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, garantindo segurança para o sistema.
Impacto na conta de luz e alívio no bolso
Com a bandeira verde, não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma intensidade do mês anterior. Segundo a Aneel, isso evita a cobrança de custos adicionais na conta de luz dos brasileiros em janeiro.
A medida representa uma economia direta em comparação com dezembro, quando vigorou a bandeira amarela (que havia recuado da vermelha patamar 1). Naquele cenário, o consumidor pagava uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com a mudança para a bandeira verde, essa cobrança extra é zerada.
O Ministério de Minas e Energia reforça que a conta de luz mais barata é reflexo da segurança energética. Sem a necessidade de acionamento intensivo das termelétricas, o custo de geração cai drasticamente. Vale lembrar que essas usinas, além de encarecerem a fatura, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.
Entenda o sistema de bandeiras
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica no país. As cores indicam se a energia custa mais ou menos para ser produzida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN):
-
Bandeira Verde: Condições favoráveis de geração. A conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
-
Bandeira Amarela e Vermelha: Condições de geração menos favoráveis. A conta sofre acréscimos a cada 100 kWh consumidos para cobrir o uso de termelétricas.
Apesar do crescimento das fontes eólica e solar na matriz brasileira, a geração hidrelétrica ainda é a base do sistema. Por isso, o valor que você paga na sua fatura depende diretamente do volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas do país.
Leia mais:
Relatório da MP 1304 pode elevar conta de luz e beneficiar ‘Lobistas do Gás’
Por que a conta de luz aumenta mesmo com sobra de energia no Brasil
Mais de 1 milhão de famílias no Amazonas terão desconto na conta de luz
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

