Relator do Supremo assume investigação após saída de Toffoli em reunião da Corte
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta quinta-feira (12) para assumir a relatoria do inquérito conhecido como caso Master, que apura fraudes envolvendo o Banco Master, informou o tribunal em nota conjunta assinada pelos ministros.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
A redistribuição ocorreu após o ministro Dias Toffoli comunicar à presidência da Corte que deixaria o comando do processo, pedido que foi acolhido pelos demais integrantes do STF em reunião no fim da tarde desta quinta.
Contexto da mudança de relatoria
Toffoli era o responsável pela relatoria do caso Master desde dezembro de 2025, quando a investigação foi levada ao Supremo em razão da prerrogativa de foro aplicada a autoridades com foro especial. A investigação apura supostas irregularidades ligadas ao banco que foi liquidado pelo Banco Central no final do ano passado.
A saída de Toffoli da relatoria foi definida depois que um relatório da Polícia Federal (PF) entregue ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, incluiu menções ao nome de Toffoli em mensagens encontradas no celular do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do banco investigado.
Apesar da entrega do relatório e das menções no documento, os ministros do STF assinaram nota afirmando que não se trata de hipótese de suspeição formal do ministro Toffoli e reconheceram a validade dos atos praticados por ele até o momento. Mesmo assim, o próprio Toffoli solicitou a redistribuição do caso.
Próximos passos no Supremo
Com a saída de Toffoli, Mendonça será responsável por conduzir as próximas etapas da investigação no Supremo. A Corte não informou, por enquanto, prazos para futuras decisões ou audiências relacionadas ao inquérito.
A definição do novo relator marca um momento relevante para a tramitação do caso no STF, que tem repercussão institucional e política, dada a participação de autoridades com prerrogativa de foro e o impacto da investigação no sistema financeiro brasileiro.
Leia mais:
PF solicita suspeição de Dias Toffoli após perícia em celular de dono do Banco Master
Banco Master: PF toma depoimentos de Vorcaro e diretor do BC nesta terça, e pode decidir por acareação
PF bloqueia R$ 5,7 bilhões em operação contra fraudes no Banco Master
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

