Anúncio feito pelo prefeito Renato Junior prevê o chamamento de 96 aprovados do cadastro reserva para reforçar a atenção primária na capital
O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou nesta segunda-feira (22/6) a convocação de 96 profissionais de saúde aprovados no cadastro reserva para reforçar a rede municipal. A medida foi divulgada durante a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
A convocação de profissionais da saúde tem como objetivo ampliar e qualificar os serviços oferecidos nas unidades básicas, garantindo o reforço das equipes em diferentes áreas da atenção primária.
Segundo o prefeito, a iniciativa faz parte do processo de fortalecimento da rede municipal de saúde e busca assegurar equipes completas para atender a população.
“Temos mais três unidades novas programadas para entrega. Nas próximas semanas, estaremos chamando mais profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais as unidades. Estamos reforçando a rede para garantir dignidade, acolhimento e resultados no atendimento à população. É trabalho sério, é compromisso com as pessoas”, afirmou Renato Junior.
Saúde em Manaus terá reforço com novos servidores
De acordo com a gestão municipal, o chamamento dos aprovados do cadastro reserva é uma estratégia para acelerar a recomposição das equipes e garantir a continuidade dos serviços sem a necessidade imediata de novos concursos públicos.
A medida também deve contribuir para reduzir a falta de profissionais em áreas essenciais da atenção básica, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais agilidade à assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os profissionais serão distribuídos entre unidades da rede municipal, incluindo estruturas recém-reformadas e outras que estão passando por ampliação dos serviços.
A convocação contempla os cargos de assistente em administração, técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica, assistente social, cirurgião-dentista, enfermeiro geral, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
Convocações do cadastro reserva chegam a 3.449 profissionais de saúde
O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou que o chamamento é fundamental para garantir o funcionamento pleno das unidades e ampliar o acesso da população aos serviços.
“Esse chamamento é estratégico para fortalecer as equipes e garantir que as unidades funcionem com capacidade plena, ampliando o acesso da população”, declarou.
Ainda segundo o secretário, todos os aprovados dentro do número de vagas do concurso já foram chamados. Com a nova convocação, o número de profissionais chamados pelo cadastro reserva chega a 3.449, totalizando 70% a mais que as 2.001 vagas inicialmente oferecidas.
A Prefeitura de Manaus informou que a ação integra um conjunto de medidas voltadas à ampliação da atenção básica e à melhoria do atendimento de saúde na capital amazonense.
Leia mais:
SUS incorpora tratamento para leucemia mieloide aguda em pacientes adultos
Amazonas atinge 80% de cobertura na vacinação contra VSR em gestantes
Complexo Hospitalar Sul reforça importância da doação de sangue para garantir cirurgias e emergências
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

