O navio Silver Shadow marcou o encerramento da Temporada de Cruzeiros 2022/2023 ao atracar neste no último domingo, trazendo cerca de 700 turistas e tripulantes. Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), a próxima temporada, prevista para iniciar em outubro, já conta com a confirmação de 34 navios.
Após uma temporada bem-sucedida, com a chegada de 19 mil turistas entre novembro de 2022 e maio deste ano, o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, anunciou a expectativa de receber aproximadamente 35 navios no Amazonas na próxima temporada.
“Isso é resultado de um trabalho árduo de organização, promoção e capacitação realizado pela Amazonastur em parceria com os prestadores de serviços, incluindo cursos de idiomas como inglês, espanhol e idiomas aplicados ao turismo, além de treinamento em atendimento ao cliente. Para a temporada 2023/2024, esperamos receber cerca de 35 navios e aproximadamente 40 mil turistas, ou até mais. Isso representa um impacto econômico significativo”, ressaltou Sampaio.
O presidente destacou também a chegada de cinco navios inéditos durante a temporada 2022/2023, ampliando ainda mais as opções de turismo no Amazonas. Juntos, esses novos navios trouxeram 3 mil turistas nesta temporada.
Um dos cruzeiristas, Daniel De Cesaris, natural da Itália, compartilhou sua experiência ao visitar o Amazonas pela primeira vez. “Minha motivação foi a natureza daqui. Desde criança, eu já amava a floresta amazônica e navegar pelo maior rio do mundo foi uma experiência incrível para mim. Eu até comprei uma camisa da seleção brasileira e provei as comidas locais”, relatou.
A Amazonastur realiza pesquisas de satisfação ao longo de toda a temporada, nas quais os turistas avaliam 17 aspectos, como culinária típica, opções de lazer, guias de turismo, mapa turístico e segurança, entre outros.
De acordo com os dados levantados, 68,20% dos turistas da temporada 22/22 são provenientes dos Estados Unidos, seguidos pelo Reino Unido (14,41%), Canadá (9,24%), Alemanha (2,64%) e Suíça (1,97%).
A avaliação geral revelou um aumento no índice de satisfação com o destino Amazonas nesta temporada, em comparação com a última (2019/2020), passando de 80,85% para 87,17%. As perspectivas são positivas para o desenvolvimento contínuo do turismo na região amazônica.
Leia mais:
Mais de 13 mil turistas estrangeiros passaram por Manaus
Deputada propõe curso gratuito de inglês aos profissionais de turismo no AM
Para Freixo, turismo é solução para preservação da floresta