Belarmino Lins (PP), oito vezes deputado estadual, defende a criação de uma secretaria indígena no Amazonas, que seria responsável pela criação de políticas públicas destinadas a atender as demandas da população indígena no estado.
Em dezembro do ano passado, o parlamentar propôs a criação da Secretaria de Estado de Políticas Indígenas do Amazonas (SEPIAM).
Na opinião de Belão, os lamentáveis acontecimentos constatados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o total abandono do povo Yanomami, “reforçam a necessidade premente da criação de uma Secretaria Indígena em nosso Estado”.
“O que o presidente Lula viu em Roraima mostra que o problema indígena é uma causa mais que humanitária, exigindo respostas que hão de vir com as secretarias a serem criadas para aplacar tanto drama”, afirma Belarmino Lins.
O deputado diz acreditar “sinceramente, na sensibilidade do governador Wilson Lima para enviar logo uma mensagem à Assembleia Legislativa do Amazonas anunciando a criação da Secretaria Indígena do nosso Estado”.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Governo distribui 4 toneladas de alimentos para comunidades yanomami
Médico que atendeu Yanomamis: “A pior situação humanitária que já vi”
Mais de 500 crianças ianomâmis morreram de fome nos últimos 4 anos