O governo brasileiro está liderando uma iniciativa junto aos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para estabelecer um centro integrado de cooperação policial em Manaus e implementar um sistema integrado de tráfego aéreo na região.
A proposta será apresentada durante a Cúpula da Amazônia, agendada para os dias 8 e 9 de agosto em Belém (PA), e contará com a presença dos chefes de Estado do Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Apesar de Equador e Suriname ainda não confirmarem a presença de seus presidentes, eles enviarão representantes para o evento.
Combate ao crime organizado
O embaixador brasileiro, André Correia do Lago, enfatizou que essas duas medidas são cruciais para combater as organizações criminosas que atuam na Amazônia, incluindo o tráfico de drogas, além de fortalecer as ações de preservação ambiental na região. A preocupação com o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente tem sido o cerne da OTCA desde sua criação em 1978, sendo o único bloco socioambiental da América Latina.
O tratado, segundo o embaixador, foi inicialmente concebido para promover esse equilíbrio, mas agora busca incorporar a participação social como um elemento fundamental, reconhecendo que a Amazônia não pode ser preservada sem o envolvimento e protagonismo das comunidades amazônicas.
Leia mais:
Brasil e Grécia firmam cooperação em defesa, serviços aéreos e turismo
Lula propõe criação de centro policial entre países amazônicos em Manaus
Excesso de CPIs pode atrapalhar pautas do Governo Lula
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook