A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) está cotada para assumir uma cadeira na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A informação foi divulgada na coluna do Estadão no sábado (30) e reforçada pelo ex-deputado federal, Eron Bezerra.
“A Vanessa está no centro de discussões para fazer parte de espaços no governo federal. Veja bem, até hoje a Vanessa é a senadora eleita mais bem votada da história do Amazonas. Alguém que conquistou mais de 17% dos votos da eleição que participou para o senado. Então não tem como alguém como ela ficar fora de discussões. Hoje posso adiantar que ela é o nome que deve assumir a OTCA, mas isso ainda está em tratativas com a nacional”, declarou Eron Bezerra, que também é companheiro de Vanessa.
A ex-senadora deve ser indicada pelo próprio presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, à vaga que o Brasil tem direito. A expectativa é que isso ocorra até o final do ano.
Vanessa Grazziotin no cenário político
Vanessa Grazziotin é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi senadora entre 2011 e 2019. Antes de ser eleita senadora, foi vereadora de Manaus e deputada federal.
Em 2014, foi líder do partido no Senado. Nesse tempo, foi membro de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIS), como a CPI da Petrobras e CPI do CARF. Em 2016 posicionou-se contrária ao impeachment de Dilma Rousseff.
O que é a OTCA
A OTCA é uma organização intergovernamental formada pelos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
É o único bloco socioambiental da América Latina. A OTCA trabalha em diferentes dimensões: político diplomática, estratégica e técnica, criando sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade como um todo.
Leia mais:
Lei obriga divulgação de lista de espera por vaga na Educação Básica
Unesco defende uso da inteligência artificial nas escolas para maiores de 13 anos
Horário Cívico nas escolas do Amazonas passa a ser obrigatório
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook