quinta-feira, abril 10, 2025
28.3 C
Manaus
InícioFestival de Parintins'Recicla, Galera' chega ao fim com 9,1 toneladas de resíduos recolhidos

‘Recicla, Galera’ chega ao fim com 9,1 toneladas de resíduos recolhidos

Publicado em

Publicidade

O projeto de reciclagem e sustentabilidade do Governo do Amazonas para o Festival de Parintins, denominado “Recicla, Galera”, concluiu sua terceira edição superando a meta de coleta de resíduos pelo segundo ano consecutivo. Durante a 57ª edição do festival, foram coletados 9.180,48 quilos de resíduos destinados à reciclagem ao longo de uma semana.

O “Recicla, Galera” é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil, com execução operacional do Impact Hub Manaus. O objetivo do projeto é promover um festival mais sustentável, incentivar a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerar renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpim).

“Nesta edição, a sensação vai além do dever cumprido. Aumentamos a coleta, o alcance, o lucro e a renda dos catadores, que são os protagonistas desse trabalho. Esse é um momento muito feliz para nós, ver esses números é saber que todo o incentivo à sustentabilidade que direcionamos para os brincantes da ilha valeu a pena”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Parceria com a Coca-Cola

A ação recebeu o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). Também contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Solar Coca-Cola.

Funcionários da Coca-Cola no Espaço Sustentável, o maior ponto de coleta de recicláveis do Festival de Parintins.
Funcionários da Coca-Cola no Espaço Sustentável, o maior ponto de coleta de recicláveis do Festival de Parintins. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

“Temos muito orgulho de apoiar o Festival de Parintins há 28 anos e de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. O ‘Recicla, Galera’ materializa nossos esforços para além da gestão correta de resíduos e geração de emprego e renda. Com este programa, unimos as comunidades em favor dos impactos positivos que beneficiarão o festival e o estado como um todo”, explicou Victor Bicca, diretor sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.

Recicla, Galera

O projeto instalou 41 Ecopontos por toda Parintins, localizados em praças, supermercados e avenidas de grande movimentação, servindo como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis. Os resíduos foram triados e pesados no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, localizado na Praça da Liberdade.

Como novidade, seis máquinas de coleta de recicláveis foram instaladas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, através do projeto “Consciência Limpa: Recicla, Amazônia”. Nos Ecopontos e no Espaço Sustentável, foram coletados 5.645,08 quilos de materiais recicláveis entre 24 de junho e 30 de junho. Nas máquinas de reciclagem, a coleta totalizou 590,2 quilos.

Brincante do Boi Caprichoso participando do 'Recicla, Galera'; o bumbá da estrela foi campeão sustentável pelo segundo ano seguido.
Brincante do Boi Caprichoso participando do ‘Recicla, Galera’; o bumbá da estrela foi campeão sustentável pelo segundo ano seguido. FOTO: Alex Pazuello/Secom

O “Recicla, Galera” também promoveu a terceira edição da disputa de reciclagem entre as galeras do Festival de Parintins. Na competição interna do Bumbódromo, foram coletados 2.945,2 quilos de materiais recicláveis. Este ano, o boi Caprichoso conquistou seu terceiro título como Campeão Sustentável.

Meta superada

A meta inicial para a edição de 2024 do projeto era de oito toneladas, com o objetivo de superar a marca de 2023, que foi de 5.840,4 quilos de resíduos reciclados. Com os novos incentivos tecnológicos, a ampliação dos Ecopontos e o estímulo à disputa de reciclagem, a meta foi superada em 114,76%.

Além disso, a coleta de latinhas e metais alcançou 1.138,4 quilos, um aumento de 3.328% em relação a 2023. De acordo com o secretário Eduardo Taveira, esse aumento representa uma elevação na renda dos catadores, graças a novas estratégias de coleta do resíduo, considerado de maior valor no mercado.

“Esse valor veio com o apoio das máquinas coletoras, e impacta diretamente na renda de quem trabalha com a separação de resíduos. Só isso já é uma grande vitória para o que estamos fazendo, de inclusão social, econômica e ambiental do trabalho dos catadores. Esse é o investimento que o Governo do Amazonas tem feito para melhorar a vida das pessoas que estão aqui. É o meio ambiente favorecendo e ajudando a melhorar a vida das pessoas”, declarou.

Leia mais:
Festival de Parintins: Artesãos lucram mais de R$ 800 Mil em 4 Dias
Confira resumo da terceira noite de Festival de Parintins
Caprichoso é o campeão do 57° Festival de Parintins; confira notas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Evento oferecerá mais de 200 vagas de emprego para PCDs em Manaus

Mais de 200 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) serão oferecidas durante...

Brasil tem quase 4 mil minas abandonadas sem recuperação ambiental, aponta estudo

Levantamento do Instituto Escolhas alerta para riscos sociais, ambientais e financeiros causados pelo abandono...

Hospitais são autuados por negar direito a dois acompanhantes para autistas e PcDs

Unidades de saúde descumpriram leis estaduais e o Código de Defesa do Consumidor, segundo...

Nota Fiscal Amazonense premia 40 participantes

Campanha distribuiu mais de R$ 147 mil em prêmios para cidadãos e instituições sociais...

Mais como este

Evento oferecerá mais de 200 vagas de emprego para PCDs em Manaus

Mais de 200 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) serão oferecidas durante...

Brasil tem quase 4 mil minas abandonadas sem recuperação ambiental, aponta estudo

Levantamento do Instituto Escolhas alerta para riscos sociais, ambientais e financeiros causados pelo abandono...

Hospitais são autuados por negar direito a dois acompanhantes para autistas e PcDs

Unidades de saúde descumpriram leis estaduais e o Código de Defesa do Consumidor, segundo...