Inaugurado em 06 de novembro de 2000, o Museu da Imagem e do Som é espaço para preservar a história do Amazonas, com acervo audiovisual, iconográficos, museológico, bibliográficos e arquivísticos.
História do Museu da Imagem e do Som do Amazonas
Com o objetivo de guardar, conservar e preservar acervos audiovisuais, ou seja, cinema, vídeo, fotografia e museu, com temática regional e geral, o Museu da Imagem e Som é inaugurado no início do século XXI.
Neste início, o museu funcionou em um prédio anexo ao Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro. A primeira gestão foi realizada por Vera Ferreira de Souza.
De acordo com o escritor Durango Duarte, em seu livro Manaus, entre o passado e o presente, a abertura oficial para visitação pública, oferecia projeções de cinema e TV, exposições temporárias e visitas guiadas às dependências do espaço.
Mas este não é o primeiro Museu da Imagem e do Som em Manaus. Em 1987 é inaugurado o primeiro museu, no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.
Exposições permanentes e temporárias
O Museu da Imagem e Som conta com exposições temporárias e permanentes.
Dentro o quadro de atividades permanentes, estão os acervos museológicos com equipamentos de fotografia, cinema, música, televisão e rádio, dentre outros, além de peças de mobiliários.
Já os acervos iconográficos contam com fotografias em papel, negativos e dispositivos em acetato e vidro, fotografias digitais em CD-R e DVD-R, coleção de selos e cartões postais. Na área dos acervos bibliográficos e arquivísticos encontram-se os livros, catálogos, jornais e revistas, partituras musicais, cartazes institucionais, pôsteres de cinema, impressos e manuscritos.
Por fim, nos acervos audiovisuais e multimídia são encontrados filmes/documentos em DVD, Bluray, fitas de vídeo e película, música em CD, discos de vinil, fitas cassete, DVD e fitas de vídeo.
Acervos e coleções em destaque
Durango Duarte afirma que o acervo inicial contava com de cerca de 200 mil peças, entre fotografias, discos de vinil, fitas de áudio e vídeo, adquiridas assim por meio de produções feitas pela Secretaria de Cultura e doações.
Hoje o acervo conta com, aproximadamente, 245 mil peças, que estão disponíveis para consulta. Ele é abastecido por meio de doações de entidades ou colecionadores, e por aquisições diretas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O museu possui quatro cabines individuais, equipadas para a realização de pesquisas no acervo.
Importância cultural do museu para a sociedade
Os museus contam a história, por meio da literatura, arte, som, e preservam a memória cultural de uma nação, disseminando informações e sendo fonte para mudanças no presente e futuro.
Hoje o Amazonas conta com diversos museus, situados em Manaus, como: o Museu da Amazônia (MUSA), Museu do Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Museu Casa Eduardo Ribeiro, etc.
Como visitar o Museu da Imagem e do Som do Amazonas?
O Museu da Imagem e do Som fica localizado no Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus.
Ele funciona 04 vezes na semana, dos dias de segunda, terça, quinta, sexta e sábado, das 09h às 17h. A entrada é gratuita.
Leia mais:
Veja fotos de antigas gravuras rupestres encontradas no Amazonas
Vazante: Rio Negro bate novo recorde ao atingir cota de 12,89 metros
Número de botos encontrados mortos em Tefé sobe para 141
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook