O estado do Amazonas registrou alta na geração de novos negócios em 2023. Os dados estatísticos divulgados pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA) no dia primeiro de novembro deste ano demonstram o crescimento do setor de microempreendedores individuais (MEI). De janeiro a outubro foram 28.607 novos amazonenses registrando formalmente seus CNPJs.
O cenário favorece os trabalhadores de carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED o estado registrou o saldo de 20,730 novos empregos gerados de janeiro a setembro desse ano.
Formalize+
O incentivo à abertura de novas empresas torna mais atrativo o ambiente de negócios nos municípios do Amazonas. A partir de 1º de julho de 2023, os empreendedores que desejam abrir um CNPJ recebem a isenção da cobrança da taxa de registro de constituição empresarial.
A gratuidade da taxa é aplicável a abertura da matriz, em caso de filiais, a taxa é aplicada regularmente. Os benefícios para os empreendedores formalizados envolvem a facilitação de crédito, previdência social, emissão de notas fiscais para a participação de licitações ou atendimento de grandes empresas, entre outros.
Pequenos negócios
De acordo com um estudo do Sebrae Amazonas, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 78.8% da geração de empregos no estado em 2022. Os setores de serviço, comércio, indústria, construção civil e agropecuária se destacaram e são os principais responsáveis pela empregabilidade na unidade federativa.
Confira as atividades que mais movimentam o mercado de trabalho:
• Comércio varejista de artigos do vestuário – 13.998
• Comércio varejista de mercadorias em geral – 9.651
• Restaurantes e similares – 7.729
• Promoções de vendas – 7.038
• Cabeleireiros, manicure e pedicure – 6.766
• Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares – 6.259
• Fornecimento de alimentos p/ consumo domiciliar – 4.148
• Comércio varejista de bebidas – 3.604
Geração de empregos em setembro
Manaus se destacou como a principal responsável pelo maior saldo de geração de empregos formais no Amazonas durante o mês de setembro de 2023. O cálculo do saldo de empregos é o resultado entre a diferença do número de admissões, que foi de 18.295, e o número de demissões, que foi de 15.600, gerando um saldo de 2.695 vagas. O valor total de pessoas empregadas no regime CLT em Manaus, durante setembro, atingiu o número de 449,5 mil colaboradores.
Além da capital, outros municípios também se destacaram como os maiores saldos de empregos gerados no Amazonas, em setembro: Silves (57), Presidente Figueiredo (40), Humaitá (33) e Parintins (31).
A média nacional para o mesmo período foi o saldo de 211.764 postos de trabalho com carteira registrada. Para o cálculo foram consideradas as 1.917.057 admissões e os 1.705.293 desligamentos.
Oficinas gratuitas para a abertura do MEI
Nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro, serão ofertadas gratuitamente as oficinas de formalização do MEI, realizadas pelo Sebrae em Manaus. Clique aqui para fazer sua inscrição.
Leia mais:
Lula diz que criará ministério para pequena e média empresa
No Amazonas, abertura de micro e pequenas empresas superam 2022
Jucea registra média de 27 minutos para abertura de empresas
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook