terça-feira, julho 23, 2024
33.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeProcon-AM dá dicas para as compras e festas de carnaval

Procon-AM dá dicas para as compras e festas de carnaval

Publicado em

Publicidade

Para garantir que o consumidor não seja lesado durante as compras e viagens do Carnaval, o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), lança a campanha “Com o direito do consumidor não se brinca”, e destaca alguns direitos para quem vai curtir a folia.

O órgão de proteção e defesa aos direitos do consumidor ressalta que o folião deve ficar atento na hora de comprar adereços, fantasias e ingressos, e também na hora de viajar.

O Procon-AM estará presente no comércio durante esse período, iniciando nesta terça-feira (07) com a realização de uma blitz educativa com distribuição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) aos lojistas e vendedores. Além do comércio, as equipes irão visitar as empresas de eventos, as agências de viagem e turismo, portos e rodoviária de Manaus.

Confira as dicas do Procon-AM aos foliões amazonenses:

  • Fantasias e abadás: Ao comprar fantasias e abadás, pesquise os melhores preços e formas de pagamento. Compre sempre produtos com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), principalmente, brinquedos que serão usados pela garotada. Observe a idade recomendada!
  • Pacotes de festa: É válido ficar atento também a tudo que está sendo oferecido nos pacotes de festa. Informe antes se bebidas e comidas estão inclusas. A oferta deve ser cumprida. A compra é caracterizada como prestação de serviço, portanto, caso não seja cumprido o contrato, o consumidor tem direito à indenização e restituição do valor pago. Ou se faltar algum produto oferecido, o consumidor poderá pedir abatimento do valor que pagou.
  • Vai viajar e o voo atrasou? O Procon-AM informa que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Resolução n° 400), assistência é oferecida gradualmente pela empresa aérea conforme o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque. Conforme a Anac, a partir de 1 hora, deve ser fornecida comunicação (internet, telefonemas etc.); a partir de 2 horas, deve ser fornecida também alimentação (voucher, lanche, bebidas etc.); e, a partir de 4 horas, hospedagem ou acomodação (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
  • Viagem de ônibus: Já para quem vai viajar de ônibus, e o mesmo atrasar em uma hora ou mais, o consumidor pode exigir a restituição do valor do bilhete ou pedir um serviço equivalente para o mesmo destino. E em caso de optar por viajar com outra viação, sua passagem deve ser gratuita. No caso de o atraso ou a interrupção da viagem ser culpa da empresa de ônibus e superior a 3 horas, o passageiro tem o direito de receber alimentação, e se a viagem não prosseguir no mesmo dia, a viação deve fornecer hospedagem.
  • Viagem de barco: Em caso de cancelamento por parte da empresa, o consumidor pode aceitar a alteração de acomodação em outro barco, ou cancelar e receber o reembolso integral de todo valor pago.
  • Alimentação segura: Verifique ainda a validade e a qualidade da embalagem, em casos de bebidas como latas. Não devem estar violadas ou amassadas.
  • Exija a nota fiscal: É importante exigir a nota fiscal, pois o documento pode ser necessário para eventuais reclamações. O mesmo vale para informes publicitários, contratos e prestações de serviços.

Encontrou algo errado?

O Procon-AM está aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, para atender a população e receber as denúncias. Os atendimentos podem ser feitos ainda via telefone, pelos números 0800 092 1512 e 3215 4009, por meio do site www.procon.am.gov.br e do e-mail [email protected].

Últimas Notícias

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...

Manaus se destaca pela redução de perdas de água

Estudo do Instituto Trata Brasil revela queda de 26 pontos percentuais nos últimos anos Manaus...

Mais como este

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...