Nesta quinta-feira, a Meta anunciou novas medidas no Instagram visando proteger menores de chantagens com fotos íntimas, introduzindo uma função que irá desfocar “nudes” em mensagens diretas. A função, que estará disponível nas contas de menores, irá detectar automaticamente imagens de nudez recebidas no “direct” e as desfocará.
Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França, explicou à reportagem da AFP: “Desta forma, o destinatário não será exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos e tem a opção de ver ou não a imagem”.
Conscientização
Adicionalmente, serão enviadas mensagens tanto ao remetente quanto ao destinatário dessas imagens para conscientizá-los sobre o problema da chantagem com fotos íntimas, conhecida como “sextorsão”. Tuffier afirmou: “O objetivo é reduzir a criação e envio desse tipo de imagem”.
A Meta utilizará suas ferramentas de inteligência artificial para identificar possíveis fontes de chantagem. Contas identificadas serão severamente restritas em suas interações com usuários menores, incluindo a impossibilidade de enviar mensagens privadas, acesso restrito à lista completa de seguidores e invisibilidade na ferramenta de busca.
Meta notificará usuários
Além disso, a Meta notificará os jovens usuários caso entrem em contato com um possível chantagista, direcionando-os ao site de apoio “Stop Sextortion”, onde terão acesso a uma linha telefônica e a associações de apoio.
As novas medidas serão testadas a partir de maio em países da América Central e América Latina, antes de serem implementadas em todo o mundo nos próximos meses.
* Com informações da AFP
Leia mais:
Em meio a debates, PGM autoriza aterro de Manaus a funcionar até 2028
Visitação para leilão de sucatas do Detran-AM começa nesta quinta (11)
Mutirão de renegociação do BC encerra dia 15 de abril
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

