Em reunião com o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Manaus, o ex-deputado Marcelo Ramos, o ministro dos Transportes, Renan Filho, contou detalhes sobre o andamento das obras de reasfaltamento de trechos da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia.
Trecho C está ‘avançado’
Durante o encontro, Ramos afirmou que o ministro lhe assegurou que o processo de relicitação das obras do trecho C da BR-319 está avançado:
“O Ministro me garantiu que o processo de relicitação das obras do trecho C da BR-319 está bastante avançado. Me disse ainda que já está concluso o relatório do Grupo de Trabalho, constituído para avaliar as saídas possíveis que possam, enfim, destravar os obstáculos para a total recuperação da rodovia, tão importante para nós, amazonenses”, disse Ramos.
Falta de recursos
Ramos também destacou que, além dos desafios jurídicos relacionados à licença para o reasfaltamento, a falta de recursos tem sido um obstáculo para a conclusão da obra. A BR-319 foi excluída do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) recentemente retomado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que engloba projetos de infraestrutura logística.
Mesmo assim, Renan Filho afirmou estar otimista sobre o andamento das obras, e diz que o governo federal têm se esforçado para resolver a questão da BR-319:
“O presidente Lula e o ministro Renan têm toda a disposição de fazerem todos os esforços para concluírem a estrada e para melhorar a vida da população de Manaus”, acrescentou Marcelo Ramos.
Questão da BR-319
A BR-319, inaugurada em 1976, foi fechada 12 anos depois devido à falta de manutenção. Atualmente, apenas 34% dos seus 656 quilômetros estão pavimentados, sendo que o trecho intrafegável durante o inverno amazônico abrange 450 quilômetros.
Leia mais:
Em meio a debates, PGM autoriza aterro de Manaus a funcionar até 2028
Mutirão de renegociação do BC encerra dia 15 de abril
No Vaticano, Davi Kopenawa pede apoio contra garimpo ao Papa Francisco
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook