segunda-feira, julho 15, 2024
31.3 C
Manaus
InícioGeralSociedade"Não há democracia com fome", diz Lula em discurso na OIT

“Não há democracia com fome”, diz Lula em discurso na OIT

Publicado em

Publicidade

Nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da justiça social e da preservação ambiental durante o fórum inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social, evento da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, Suíça.

Discurso de Lula na OIT

Em seu discurso, Lula afirmou que a qualidade do trabalho no mundo precisa ser melhorada, e que foi à OIT com isso em mente:

“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade. Por isso, aceitei o convite do diretor-geral Gilbert para co-presidir a Coalizão Global para a Justiça Social. Ela será instrumental para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

Precarização do Trabalho

O presidente apontou problemas persistentes como a informalidade, a precarização e a pobreza, e afirmou que “o número de pessoas em empregos informais saltou de aproximadamente 1,7 bilhão, em 2005, para 2 bilhões neste ano.”

Como solução, Lula defendeu uma nova relação entre capital e trabalho para reduzir as desigualdades sociais:

“Recuperar o papel do Estado como planejador do desenvolvimento é uma tarefa urgente. A mão invisível do mercado só agrava desigualdades”, disse.

Ele também abordou a necessidade de taxar os super-ricos e enfatizou que justiça social e a luta contra desigualdades são prioridades na presidência brasileira do G20. “Estamos discutindo como promover uma transição justa e utilizar as tecnologias emergentes para melhorar o universo laboral.”

Questão ecológica

Além disso, Lula abordou a importância da preservação ambiental para o bem-estar dos cidadãos e defendeu uma abordagem integrada para enfrentar as mudanças climáticas. “As florestas tropicais não são santuários para o deleite da elite global, tampouco podem ser tratadas como depósitos de riquezas a serem exportadas.”

O presidente também falou sobre a importância de combinar a transição ecológica com a digital, alertando para a necessidade de políticas que garantam que os benefícios da inteligência artificial sejam amplamente distribuídos:

“A inteligência artificial transformará radicalmente nosso modo de vida. Teremos que atuar para que seus benefícios cheguem a todos e não apenas aos mesmos países que sempre ficam com a parte melhor.”

Coalizão Global para a Justiça Social

Lula encerrou seu discurso com uma fala sobre a Coalizão Global para a Justiça Social e defendendo uma participação mais equitativa dos países em desenvolvimento nas instituições de governança global:

“A coalizão que estamos lançando hoje será uma ferramenta central para construir uma transição com justiça social, trabalho decente e igualdade.”

A Coalizão Global pela Justiça Social, lançada no ano passado, já conta com mais de 250 membros, incluindo governos, organizações de trabalhadores e empregadores, e diversas outras entidades.

A Conferência Internacional do Trabalho, que ocorre anualmente, reúne os 187 Estados-membros da OIT e, neste ano, vai de 3 a 14 de junho. A delegação brasileira inclui representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil e sindicatos. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, juntou-se ao grupo na última segunda-feira (10).

Leia mais:
45% da população brasileira tem acesso a saúde bucal; meta do governo é 70%
Ministro Juscelino Filho é indiciado pela PF por suposto desvio de verbas enquanto deputado
Após confusões, Câmara aprova projeto que suspende deputados que brigarem

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Governo monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Nhamundá

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Justiça e...

Em Parintins, PT rompe de vez com PSD e declara apoio a Brena Dianná

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Parintins declarou apoio à pré-candidatura...

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada para o dia 19

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo final para a convocação das vagas...

Sine Manaus oferece 300 vagas de emprego nesta segunda (15)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 300 vagas de emprego...

Mais como este

Governo monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Nhamundá

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Justiça e...

Em Parintins, PT rompe de vez com PSD e declara apoio a Brena Dianná

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Parintins declarou apoio à pré-candidatura...

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada para o dia 19

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo final para a convocação das vagas...