O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) apresentou no início deste mês, o Projeto de Lei 268/23 que inclui a educação financeira e política nos currículos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está sendo analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Segundo o deputado amazonense, “muitos alunos do ensino médio e fundamental não conhecem minimamente a estrutura política do Estado brasileiro, os direitos fundamentais, a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”.
Com isso, continua o deputado, esses estudantes saem da escola “sem uma razoável noção do que fazem os políticos, quais os seus direitos mais básicos, etc., em nítido despreparo para o pleno exercício da cidadania nas principais discussões da vida política”.
De acordo com Mandel, o Amazonas é, proporcionalmente, o estado brasileiro em que mais pessoas deixam de pagar suas dívidas, com 53% da população. E, para o deputado, este número é uma consequência da falta de educação financeira.
“Com a educação financeira visa-se não somente reduzir o número de inadimplentes, mas também conferir subsídios educacionais que viabilizem a construção da maior autonomia e qualidade de vida do cidadão no contexto econômico em que vivemos”, explica o parlamentar.
Leia mais:
Amom critica falta de planejamento em obra da Av. Djalma Batista
‘Buracômetro’: Amom lança aplicativo que recebe denúncias de buracos em Manaus
Balanço: Cinco deputados federais apresentaram PLs em 2023