O Boletim Prognóstico Sazonal Hidroclimático do Amazonas, emitido pelo Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre da Universidade do Estado do Amazonas (Labclim/UEA), prevê a normalização do período de chuvas na região a partir de fevereiro de 2024.
As chuvas devem permanecer abaixo da média em dezembro e janeiro no leste e norte do estado, enquanto na região centro-oeste, ficarão dentro da média. O boletim fornece informações úteis para diversas áreas, como navegação, agricultura, indústria, transporte, pecuária e gestão de obras.
Além disso, prevê temperaturas acima da média e atrasos na normalização dos níveis dos rios, especialmente no Rio Madeira. O boletim destaca ainda que as condições climáticas podem favorecer a ocorrência de queimadas, especialmente na porção centro-leste do Amazonas e na porção oriental da Amazônia, devido a déficits de chuva e temperaturas elevadas.
O prognóstico considera a persistência do fenômeno El Niño e anomalias no oceano Pacífico central-leste, assim como o aquecimento fora do normal no Atlântico Norte. O Labclim/UEA, responsável pelo boletim, utiliza sistemas de processamento de alto desempenho para integrar modelos físico-matemáticos que representam o sistema climático terrestre e suas variações.
Desde sua implantação em 2016, o laboratório tem contribuído significativamente para pesquisas científicas nas áreas ambiental, hidrológica, climática e de mudanças no clima.
Leia mais:
Seca do rio Madeira interrompe transporte de grãos no AM
Seca atinge transporte de petróleo em Coari
Seca no Amazonas: fábricas podem parar
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook