terça-feira, julho 23, 2024
33.3 C
Manaus
InícioAmazôniaEstiagem 2024: Amazonas deve decretar emergência em 10 dias

Estiagem 2024: Amazonas deve decretar emergência em 10 dias

Publicado em

Publicidade

Diante do baixo nível dos rios já no início da estiagem, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma série de medidas preventivas para mitigar os impactos e garantir o fornecimento de água potável, alimentação, navegabilidade e saúde básica. Entre elas, está a declaração do estado de emergência no estado a partir do final de junho.

“Como já baixou muito, o Solimões inclusive, está bem abaixo do mesmo período do ano passado, a gente já aprecia, a partir de julho, decretar essa situação de emergência para que a gente possa agilizar as ações. E da mesma forma, isso se repete nas calhas do Juruá e também do Purus”, afirmou Wilson.

De acordo com dados dos sistemas de monitoramento, em 2024 o período de estiagem deve ser adiantado em 30 dias e os impactos sentidos já a partir do mês de julho. Na próxima semana, terão início dragagens emergenciais nos rios, com foco principal no Rio Madeira.

Ações contra a estiagem

Wilson Lima apontou as dragagens como parte de uma ação conjunta com o Governo Federal, com projetos previstos para os próximos cinco anos:

“Um dos pontos cruciais é a dragagem dos rios, que temos em continuidade com o Governo Federal. Tem projetos para os próximos cinco anos, estamos tentando para que o impacto seja o menor possível para o comércio e para a indústria”, explicou o governador.

Combate a queimadas

Além das dragagens, foram enviados 319 homens ao sul do Amazonas para combater incêndios florestais de forma preventiva. Estas ações incluem atividades educativas e controle do desmatamento para reduzir as ocorrências no chamado “Arco do Fogo”.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) é o órgão responsável pelo monitoramento e combate ao desmatamento, com ações coordenadas em conjunto com outras instituições.

Medidas Adicionais

A partir da próxima terça-feira (25/06), serão enviados medicamentos extras aos municípios para estoque, além da manutenção de equipamentos essenciais, envio de oxigênio, e kits de merenda escolar para assegurar a continuidade das atividades educacionais:

“Na educação, kits de merenda escolar e transporte para facilitar a chegada dos alunos nas unidades educacionais”, acrescentou o governador.

Elaboração de estratégias

Desde o ano passado, o Governo do Amazonas já vinha trabalhando no planejamento e, no início deste ano, iniciou um trabalho de prevenção com o objetivo de mitigar os impactos causados pela estiagem.

O abastecimento de água potável, insumos e medicamentos para a saúde, produção rural, logística para a manutenção do funcionamento da rede estadual de educação e ajuda humanitária são os principais focos do cronograma de atividades do governo.

“Desde fevereiro nós estamos nos mobilizando. Houve todo um planejamento assim que nós superamos aquela situação do ano passado e entramos pelo início do ano de 2024, fazendo esse trabalho e entendendo quais as ações que nós deveríamos implementar. E também a comunicação que nós deveríamos fazer principalmente aquelas empresas, órgãos, comércio, indústria, que tratam de serviços que são essenciais para a nossa população”, disse Wilson Lima.

Leia mais:
Faltar ao atendimento de emissão da CIN resultará em bloqueio de novos agendamentos
AM é o 3º Estado que mais reduziu roubos de veículos em 2024
Operação da Polícia Civil apreende mais de 1500 produtos falsificados em Manaus

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...

Manaus se destaca pela redução de perdas de água

Estudo do Instituto Trata Brasil revela queda de 26 pontos percentuais nos últimos anos Manaus...

Mais como este

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...