domingo, maio 19, 2024
27.3 C
Manaus
InícioAmazôniaComitiva do Canadá visita Manaus para aprofundar futuras parcerias

Comitiva do Canadá visita Manaus para aprofundar futuras parcerias

Publicado em

Publicidade

Uma comitiva da Embaixada do Canadá visitou a sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Manaus, na terça-feira (21), com o objetivo de estreitar as relações com o país e estudar as possibilidades de parcerias nas áreas de meio ambiente, direitos indígenas e cidadania.

Segundo Simon Cridland, o ministro-conselheiro do Canadá, o interesse da comitiva é aprender mais sobre as políticas públicas e os programas que estão sendo desenvolvidos pelo Estado, bem como o espaço para colaboração entre o Canadá e o Amazonas.

“Para nós é importante sair de Brasília, conhecer as realidades nos estados e procurar trabalhar juntos. Temos algumas prioridades relevantes, que são direitos indígenas, direitos humanos de forma geral, igualdade de gênero e racial, além da agenda de meio ambiente. Também estamos muito interessados em fortalecer a democracia e lutar contra a desinformação. Então estamos aqui para aprender e compartilhar”, pontuou o ministro.

De acordo com a secretária executiva da Sema, Raquel Said, “foi um momento muito importante para que as instituições do Estado pudessem dar um panorama a respeito das ações, programas e projetos que estão em andamento. O Amazonas tem diversas peculiaridades, potencializadas pelo tamanho territorial superior a muitos países, então é de extrema relevância estreitarmos essas relações, para que a gente possa firmar parcerias e ampliar o alcance das políticas públicas do Estado”.

Programas ambientais

Pelo Estado, estiveram na reunião representantes da Sema, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e da Fundação Estadual do Índio (FEI). Cada um expôs suas prioridades de atuação e, ainda, os desafios e oportunidades de parcerias.

A Sema ressaltou o trabalho realizado na gestão das Unidades de Conservação Estaduais, de forma participativa com as comunidades tradicionais. Apresentou, ainda, o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões da Floresta e, também, o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Amazonas (PPCDQ-AM), que norteará as ações contra ilícitos ambientais de 2023 a 2025.

O Ipaam, por sua vez, ressaltou todo o trabalho realizado para o controle e monitoramento ambiental do Estado, em especial, os avanços na aplicação de tecnologias para identificação remota de ilícitos. Como principal desafio, a instituição ressaltou a dificuldade logística para acesso às áreas afetadas e a regularização ambiental. Entre as oportunidades, o Instituto destacou a necessidade de descentralizar as ações de combate do Estado.

Os representantes da FEI ressaltaram a execução do Programa Amazonas Indígena, que irá trabalhar com foco especial na sustentabilidade e segurança dos territórios indígenas no Amazonas, para garantir a geração de renda local e evitar invasões. A Saúde Indígena também foi pautada como prioridade da Fundação para esta gestão.

Por fim, a Sejusc apresentou suas principais linhas de atuação, voltadas à agenda de cidadania, crianças e adolescentes, direitos das mulheres, direitos humanos de forma geral e da pessoa com deficiência. Como meta prioritária, a secretária destacou a criação de uma sede unificada para a pasta, que possui espaços descentralizados pela capital.

Leia mais:
Região amazônica terá quadro no Domingão com o Huck
AM garante 13 milhões de euros para projeto focado em desmatamento e bioeconomia
Amazonas registra redução dos alertas de desmatamento emitidos em 2023, diz Sema

Últimas Notícias

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...

Thiaguinho e Belo serão as atrações da Festa dos Visitantes 2024 em Parintins

Thiaguinho e Belo foram anunciados como as atrações nacionais da Festa dos Visitantes 2024,...

Mais como este

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...