A bancada do Amazonas no Congresso Nacional está se mobilizando para reverter uma portaria da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que proíbe a navegação noturna nos rios Amazonas, Madeira, Solimões e Purus.
BR-319
Deputados e senadores da região alertam para os impactos negativos dessa medida, que afetaria o transporte de carga essencial como soja e combustíveis, além de causar problemas de abastecimento em Manaus. Com a falta da rodovia BR-319, os rios têm um papel vital no transporte na região.
Os parlamentares estão buscando informações detalhadas da Marinha sobre os efeitos dessa portaria e estão pedindo sua revogação imediata. O deputado Adail Filho, do Republicanos, já fez solicitações ao Ministério da Defesa e à Marinha para esclarecimentos.
Desabastecimento
A navegação noturna é fundamental para a logística da região, sendo utilizada para transportar produtos como soja, passageiros e combustíveis. A proibição da navegação noturna em trechos críticos devido à estiagem pode resultar em desabastecimento de combustíveis em Manaus e afetar o escoamento da produção industrial.
Zona Franca de Manaus
A situação se agrava pela ausência da rodovia BR-319, o que torna os rios a principal via de transporte para empresas da Zona Franca de Manaus. Diante desse cenário, os parlamentares estão solicitando atenção do governo federal e do Ministério da Defesa para evitar que os municípios enfrentem dificuldades com a falta de suprimentos essenciais durante esse período de estiagem.
Leia mais:
Marinha proíbe navegação noturna em rios Amazônicos
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook