O governador Wilson Lima recebeu na sexta-feira (22) um convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o Amazonas seja uma das subsedes na candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027.
Wilson Lima enfatizou o potencial do Brasil, especialmente do Amazonas, como um local ideal para receber o torneio. Ele destacou que a atenção internacional voltou-se para a região amazônica, ressaltando a importância de Manaus e do Amazonas na candidatura do Brasil.
“A CBF está percorrendo o Brasil e envolvendo todas as regiões na participação deste evento. No caso da região Norte, o estado do Amazonas e a cidade de Manaus foram escolhidos para participar desta competição, considerando a representatividade da Amazônia e o interesse tanto do Brasil quanto do mundo na questão da sustentabilidade”, afirmou Wilson Lima.
O governador também destacou que o Amazonas já esteve no centro de importantes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, o Torneio Internacional de Seleções Femininas em 2021 e amistosos da seleção masculina. Além disso, ele mencionou o apoio ao futebol profissional feminino durante sua gestão, com investimentos que ultrapassam os R$ 3 milhões.
Durante o encontro, a CBF entregou a Wilson Lima um documento contendo as “garantias governamentais” exigidas pela FIFA, que serão avaliadas pelo Governo do Amazonas até outubro. Segundo a CBF, a candidatura brasileira será oficializada até dezembro e incluirá 10 subsedes, incluindo Manaus. A previsão é que a FIFA anuncie o país anfitrião até meados de 2024.
“Uma candidatura do Brasil para a Copa do Mundo Feminina 2027 da FIFA não faria sentido sem a participação da região Norte”, afirmou o secretário-geral da CBF, Alcino Rocha.
Leia mais:
Governo Federal decreta ponto facultativo em jogos da Seleção na Copa Feminina
Festival Paralímpico reúne mais de 300 crianças, jovens e adultos
Escolas no AM terão aulas aos sábados para repor greve
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook