Nesta segunda-feira (24), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que os 13 líderes de facções criminosas que se encontram em presídios estaduais serão transferidos para penitenciárias federais. A decisão visa conter a escalada da disputa entre facções dentro dos presídios do estado.
O ministro afirmou que a medida busca não apenas solucionar problemas imediatos, mas também prevenir o agravamento da situação no sistema prisional e na segurança do estado.
“Com isso, se intensifica a colaboração do governo federal com o enfrentamento dessa crise no sistema penitenciário e na segurança pública e a prevenção de uma crise mais aguda na segurança pública do estado do Amazonas”, disse nesta segunda-feira (24) o ministro Flávio Dino.
O chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontou que a necessidade de intervenção ficou evidente após a realização de uma vistoria geral nos presídios do Amazonas, desencadeada pela morte de um detento no Instituto Penal Antônio Trindade na última semana. Além disso, como parte das ações emergenciais, as visitas presenciais em todas as unidades prisionais de Manaus foram suspensas temporariamente.
Leia mais:
Ronnie Lessa matou Marielle Franco, diz Élcio em delação premiada
Violência interrompe aulas em 669 escolas públicas no Brasil
Geraldo Alckmin cumpre agenda tripla em Manaus nesta terça (25)
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook