O governador Wilson Lima entregou um total de 615 exemplares de Livros Didáticos de Língua Francesa à Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, localizada na zona sul de Manaus. A entrega ocorreu durante o lançamento do programa ‘Amazonas + Alfabetizado’, que teve lugar no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, contando com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Escola bilíngue de Língua Francesa
Desde 2017, a Escola José Carlos Mestrinho tem se destacado por oferecer o ensino bilíngue da Língua Francesa. Com o apoio dos novos materiais didáticos, o Governo do Amazonas visa fortalecer a estrutura das escolas bilíngues e aprimorar as atividades pedagógicas, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, a iniciativa busca abrir oportunidades para que os estudantes possam participar de intercâmbios e explorar possibilidades de trabalho no exterior.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, ressaltou a abordagem abrangente do ensino bilíngue na escola: “Os alunos não são simplesmente ensinados em um segundo idioma; eles têm uma formação curricular completa. Os idiomas são ensinados em ciências e também na área de matemática e ciências exatas. Portanto, os alunos saem com uma formação completa e estarão aptos a concorrer a qualquer tipo de titulação”.
A Escola José Carlos Mestrinho se consolidou como referência em educação de alta qualidade para crianças e jovens da região. A unidade, que abrange alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, foi agraciada com o Selo Internacional de Excelência do Ministério Francês de Educação, conhecido como LabelFrancEducation.
O gestor da instituição, tenente-coronel Andrey Barbosa, expressou sua gratidão pelo reforço dos materiais didáticos: “A chegada desses livros vai melhorar ainda mais o aprendizado, porque o aluno terá condições de acessar literatura em francês, respeitando a pedagogia de cada faixa etária. É muito bom estar recebendo isso; agradecemos ao Governo do Estado por ser sensível a isso e entender que é muito importante para o aluno progredir e ter fluência no idioma”.
O Programa de Educação Bilíngue Português – Francês é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em colaboração com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através da Faculdade de Letras, e a Embaixada da França no Brasil.
Ensino bilíngue
No Amazonas, o ensino bilíngue é uma realidade em nove escolas, atendendo a 4 mil alunos, com idiomas como Inglês, Espanhol, Francês, Japonês e Tukano (uma escola indígena). A previsão é de que mais quatro escolas se juntem a esse programa em 2024, beneficiando 6 mil alunos. Além disso, três Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) que já oferecem Ensino Bilíngue para o Ensino Médio expandirão essa modalidade também para o Ensino Fundamental em 2024, sendo eles: Ceti João dos Santos Braga, Ceti Gilberto Mestrinho e Ceti Áurea Braga.
Leia mais:
MEC destina R$ 245 milhões para retomada de obras inacabadas no Amazonas
No AM, mais de 1,4 mil do Bolsa Família atendidos pelo Farmácia Popular
Pesquisa aponta Fernandão como favorito a Prefeitura de Presidente Figueiredo
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook