O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará neste domingo (26) em Manaus visitando áreas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas neste sábado (25). O prefeito de Manaus, David Almeida e o governador Wilson Lima também irão acompanhar o ministro nas visitas, que devem ocorrer no início da tarde de hoje.
“Conversei com o ministro e pela manhã (mais cedo) ele estará visitando o Estado do Acre, a cidade de Rio Branco, que foi muito afetada pelas chuvas, assim como Manaus. No dia de hoje (sábado) choveu muito na nossa cidade. Só na zona Leste foram cento e vinte e dois milímetros e isso nos causa preocupação. Estamos trabalhando, todas as equipes estão trabalhando”, destacou o prefeito.
À tarde, sigo para Manaus, e com o governador @wilsonlimaAM, o prefeito de Manaus, @DavidAlmeidaAM, e parlamentares do AM, visitarei as áreas que estão sofrendo com as inundações e acompanharei as ações de ajuda e recuperação apoiadas pelo @mdregional_br.
— Waldez Góes (@waldezoficial) March 26, 2023
O prefeito acrescentou ainda que também falou com o ministro Jader Filho (Ministério das Cidades). “Na segunda-feira, ele estará em Brasília já acelerando os processos para que nós possamos acessar recursos para trabalharmos na prevenção”, destacou David Almeida.
Ações preventivas
Força-tarefa da Prefeitura de Manaus realiza ações preventivas para evitar alagamentos na zona Leste da capital, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de redes de drenagem.
Segundo o responsável pelo Distrito de Obras da área, Pio Silva, o lixo continua sendo o grande vilão do escoamento correto das águas pluviais.
“Possuímos uma agenda rotineira de limpeza e desobstrução das nossas tubulações, mas infelizmente é grande o número de lixo jogado pelas ruas e arrastados para dentro das tubulações em dias de chuva, provocando grandes problemas nas nossas redes de drenagens, além de formação de crateras, erosões e alagamentos”, explica Pio Silva.
A prefeitura oferece uma série de serviços destinados à coleta correta dos resíduos, como o Disque-Limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), pelos telefones 98401-2542 e 98842-4738.
A Semulsp conta, ainda, com o serviço de coleta agendada de grandes objetos, no WhatsApp, pelos números 98415-9563 e 98459-5618.
Manaus 2000 e Comunidade da Sharp
Moradores da Manaus 2000, zona sul, e da Comunidade da Sharp, zona leste, que foram atingidos pelas alagações vão receber novos documentos, atendimento psicossocial e serão encaminhados para abrigo temporário pelo Governo do Amazonas.
Ao todo, o estado auxilia no atendimento de 220 famílias em unidades de ensino da rede pública estadual e municipal da capital amazonense.
A Escola Estadual Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, vai funcionar durante este final de semana como um ponto de triagem para as famílias da Manaus 2000 atingidas pela chuva.
Até o momento, 19 pessoas que ficaram desabrigadas foram encaminhadas para a Igreja Católica Sagrada Família, localizada na avenida Fábio Lucena, bairro Japiim. Por lá, quatro salas foram disponibilizadas para acolher inicialmente os desabrigados.
Na zona leste da cidade, a triagem das famílias da Comunidade da Sharp está sendo realizada na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar. A Escola Estadual Isaac Sverner também está disponível para receber os moradores da Sharp, caso seja necessário.
Reassentamento de moradores
Governo do AM antecipará reassentamento de moradores das comunidades da Sharp e Manaus 2000 com bolsa moradia transitória no valor de R$ 550, que começa a ser feito na segunda-feira (27).
O auxílio vai ser disponibilizado para as famílias cadastradas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
As mais de 220 famílias das comunidades já estavam com seus processos de reassentamento adiantados na Suhab e, agora, as que não tiverem para onde ir
serão atendidas com a solução provisória, chamada bolsa moradia transitória, até que recebam a solução definitiva, no caso apartamentos construídos pelo programa, bônus moradia ou indenização.
A UGPE informou que processo de reassentamento avança na área e muitas famílias já saíram da comunidade da Sharp. 32 delas vão para o primeiro habitacional do Prosamin+ que vai ser entregue nos próximos dias.
Ainda este ano, todas as famílias que estão na faixa de alagação e que estavam tendo atendimento prioritário, serão reassentadas para que o programa possa realizar nessas áreas as obras que incluem sistema de drenagem para evitar novas alegações, sistema de esgotamento sanitário e a construção de unidades habitacionais.
Leia mais:
Famílias desabrigadas pela chuva são acolhidas em escolas de Manaus
Chuva intensa causa novos desabamentos em Manaus neste sábado (25)