Em nota e vídeo divulgados na noite desta quinta-feira (26/04), o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que pretende agir para reestabelecer a política de cotas da UEA, que destinava 80% das vagas a estudantes que completaram os três anos de ensino médio no Amazonas, e que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Lima, a tentativa do governo será para reestabelecer o sistema de cotas da universidade e adequar a legislação estadual à jurisprudência do STF sobre o assunto.
“A determinação que eu dei é para que a gente encontre um caminho para restabelecer a questão das cotas. O Brasil tem uma dívida muito grande com muitas classes sociais, principalmente com aquelas pessoas menos favorecidas, e que de outra forma não teriam acesso a uma universidade, a não ser pelo sistema de cotas”, disse o governador, em vídeo divulgado à imprensa.
O Governo ressaltou que a UEA irá cumprir a decisão do STF e, em paralelo, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai estudar o caso.
“Quantos estudantes, quantos cidadãos e cidadãs conseguiram ter acesso à universidade em razão desse sistema de cotas. Ele [o sistema de cotas] é de suma importância, sobretudo, para a região Norte do Brasil”, completou o governador.
Leia mais:
STF derruba cota de 80% para estudantes amazonenses na UEA
Com liberação de R$ 38 mi, Ufam vai aumentar valor de bolsas
Matrículas de indígenas em universidades subiram 374% em 10 anos