quarta-feira, abril 17, 2024
25.3 C
Manaus
InícioGeralSociedade5G: apenas 7 cidades do AM tem acesso ao sinal

5G: apenas 7 cidades do AM tem acesso ao sinal

Publicado em

Publicidade

Velocidade na transmissão de dados para transmissão em tempo real.  Essa é a principal característica da tecnologia 5G, que promete revolucionar o mercado e a conectividade entre pessoas no mundo. A quinta geração da internet opera com ondas mais curtas e transmite dados mais pesados, o que aumenta a velocidade de transmissão em 100 vezes em comparação com a tecnologia 4G. Apesar da inovação já fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros, no Amazonas, apenas sete cidades têm acesso à cobertura.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), até julho de 2025, o número de municípios amazonenses que estarão aptos a receber o sinal 5G é de 15 cidades. Além dos 14 municípios aptos, 11 cidades do Amazonas também poderão receber o 5G em breve, segundo a agência.

Muito mais do que antenas, a tecnologia 5G exige aparelhos capazes de captar o sinal, adaptação na infraestrutura de sinais para TVs parabólicas e na fiação dos postes e a popularização do uso de fibra óptica.

O acesso a tecnologia segue a passos lentos no Brasil. As operadoras oferecem o sinal, porém os maiores beneficiados ainda são a parcela da população que vive nas capitais e cidades da região. Mesmo entre eles, a maioria dos cidadãos não possuem aparelhos compatíveis e não existem adaptações disponíveis nos aparelhos incompatíveis, a solução é a troca do celular. Você pode conferir aqui, se o seu smartphone acessa o sinal 5G.

Apenas 7 cidades do Amazonas contam com o sinal

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apenas os municípios de Manaus, Tefé, Silves, Manicoré, Iranduba, Carreiro da Várzea e Alvarães disponibilizam a quinta versão da internet para seus moradores.

Confira a porcentagem de cobertura do sinal 5G em cada município

As estatísticas mostram que apenas 53,73% dos moradores dessas cidades recebem o 5G em seus aparelhos. Se levarmos em conta a porcentagem entre os moradores urbanos cobertos é de 67,81% contra 0,30% dos moradores rurais.

As operadoras que ofertam o sinal são a Algar, Claro, Ligue, OI, Sercomtel, Tim e Vivo. Os dados contabilizados para a análise são referentes a novembro de 2021 a junho de 2023.

Atraso afeta o desenvolvimento do Brasil

Além de integrar todos os aparelhos de uma casa em uma única rede, permitindo o automatismo de tarefas domésticas como solicitar à sua alexa para abrir as janelas, ligar sua cafeteira e controlar a temperatura ambiente do seu escritório, a tecnologia 5G também afeta o funcionamento de carros com pilotos automáticos, aumenta a capacidade de armazenamento dos seus dados em nuvem e permite que a live que você gosta de assistir não trave.

Porém quando se trata do desenvolvimento das economia no país, a demora para disponibilização do sinal impacta setores como o agronegócio, indústrias 4.0, saúde e diversos serviços. Isso porque a revolução da quinta geração da internet traz a possibilidade do processamento de dados em tempo real.

Leia mais:

Banco compra internet de Musk para agências do interior do Amazonas
Apenas três escolas do Amazonas têm internet Starlink
Apenas 14 municípios do Amazonas possuem Internet 5g

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

 

Últimas Notícias

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...

TRE-AM rejeita pedido de cassação de Wilson Lima feito por Braga

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitou, por unanimidade, o pedido do senador...

Mais como este

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...