Dois homens, de 34 e 53 anos, foram autuados em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas por garimpo ilegal em uma Unidade de Conservação (UC) no município de Apuí, a 453 quilômetros de Manaus. Eles foram presos durante a Operação Novo Eldorado, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança.
De acordo com o delegado Francisco Rocha, da 71ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Apuí, a Flora de Urupadi – como também é conhecida – é alvo frequente de incursões de órgãos ambientais, que combatem o desmatamento e garimpos ilegais.
Rocha afirmou, ainda, que a polícia encontrou com a dupla uma pistola de uso permitido, combustíveis e motores.
“Serão realizados atos periciais para quantificar as extensões dos danos ambientais e sua natureza, domínio das terras e coordenadas geográficas, para saber se houve degradação na área local”, afirmou o delegado, por meio de nota.
Procedimentos
Os dois homens responderão por dano direto à unidade de conservação e por executar lavra de recursos minerais sem licença ou autorização. Eles ficarão à disposição da Justiça, segundo a Polícia Civil.
Leia Mais:
Yanomamis: Garimpeiros trocaram ouro por vacinas de Covid
Apib pede retirada de PL que libera mineração em Terras Indígenas
Operação: retirada de garimpeiros tem destruição de aeronaves