O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), instalou dois sistemas simplificados do Projeto Água Boa na comunidade Boa Vista Cristo Rei, na zona rural de Parintins. Os sistemas irão beneficiar 211 famílias afetadas pela estiagem.
Além das comunidades onde os sistemas foram instalados, o projeto irá beneficiar outras comunidades vizinhas. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios.
Para o diretor-presidente da Cosama, Armando Valle, a entrega visa alcançar todos os moradores afetados pela estiagem.
“Entregamos nosso sistema do Água Boa, mas além dele também entregamos 11 mil copos de água. Tudo pronto para ser consumido, principalmente por quem mais precisa nesse momento”, destacou Armando Valle.
Moradores da comunidade Boa Vista Cristo Rei comemoraram a inauguração dos sistemas e destacaram as dificuldades passadas pelos moradores do local antes da entrega do Governo do Estado.
“Com essa água aqui, melhorou muito a nossa vida. Quando a gente não tinha essa ajuda, dependíamos da água do rio e quando chovia ficava muito suja para beber. Essa entrega é muito importante para a gente”, destacou o morador da comunidade Boa Vista Cristo Rei, Jorge Souza.
Outro beneficiado pela unidade permanente do Água Boa é Wilson Chaves. Pai de quatro filhos, ele destacou que a situação será outra daqui para frente com a entrega feita neste sábado.
“Água é vida. A gente já vem há muitos anos tendo que consumir água direto do rio Amazonas, que é uma água que não é própria para o consumo. Hoje, nós estamos recebendo essa maravilha, que é de poder ter essa água limpa e gostosa”, disse o morador da comunidade Boa Vista Cristo Rei, Wilson Chaves.
Leia mais:
Governo Federal envia purificadores de água e medicamentos para Gaza
Projeto que leva água potável para comunidades ribeirinhas entra na 2ª fase
Conferência da ONU sobre Água: Wilson Lima está em NY
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook